Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Robótica
conteúdo

Notícias

Robótica

Equipe PatoBots é vice-campeã na categoria Trekking, da XV Winter Challenge 2019, maior evento de robótica da América latina
publicado: 27/09/2019 12h16 última modificação: 02/10/2019 11h44

Entre os dias 13 a 15 de setembro, a equipe de robótica móvel PatoBots, da UTFPR, Câmpus Pato Branco, participou da décima quinta edição da competição Winter Challenge, que aconteceu na Expo-Concórdia, em Concórdia (SC). A edição reuniu 1.100 inscritos e 500 robôs com várias tecnologias implantadas.
A Winter Challenge é uma competição de robótica organizada pela empresa RoboCore, especializada em competições, feiras, congressos e cursos na área de robótica e atividades extra-curriculares.
A iniciativa visa estimular estudantes a impulsionar pesquisas nas áreas de Robótica, Computação, Eletrônica, Automação, Inteligência Artificial, Processamento de Imagem e Mecânica, além da participação nas competições estudantis de Robótica.
A equipe PatoBots, composta por acadêmicos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Administração, disputou em cinco modalidades e obteve inúmeros resultados positivos: na modalidade Trekking garantiu o 2º lugar entre 19 competidores; na categoria de Mini Sumô 500g, ficou em 17º colocado entre os 40; Sumô autônomo 3 kg, na 8ª colocação entre 22 competidores; e na categoria seguidor de linha, ficou em 32º dos 72 competidores.
Os protótipos são inteiramente desenvolvidos pela equipe, desde seu projeto até a execução, orientados pelos professores, Cesar Rafael Claure Torrico, do departamento acadêmico de Elétrica (DAELE) e Fábio Favarim, do departamento acadêmico de Informática (DAINF) e, conforme informações dos integrantes da Equipe, “alguns protótipos foram comprados apenas para estudo e desenvolvimento dos mesmos no futuro”, caso exclusivo do Drone.

Dezenas de equipes nacionais e internacionais participaram do evento e “mesmo sendo nova nas competições a PatoBots obteve esses resultados devido a dedicação e esforço de seus membros e professores orientadores”, considerou o acadêmico de Engenharia Mecânica e integrante da equipe, Rodrigo Ferraz Sampaio.

Ao relatar sobre a experiência na Competição, o vice-presidente da Equipe, Kallil Miguel Zielinski, destaca que “a Winter é um evento muito competitivo e durante a competição é possível ver as equipes dando seu melhor trabalhando em seus protótipos e buscando sempre a vitória”, declarou. Em seu relato comentou sobre as limitações que enfrentam para o desenvolvimento dos robôs. “Tivemos poucos recursos comparados com outras equipes participantes. Mesmo com o apoio da UTFPR para participarmos de competições deste nível, ainda falta incentivo externo, que é essencial para melhorar nossa colocação”, considerou.
“Vendo o nosso Trekking chegando ao pódio mostra que nosso trabalho está no caminho certo e que temos chance de competir em alto nível em todas as categorias”, finalizou Kalil.

A Equipe comemora o resultado e segue com as pesquisas buscando patrocínio e auxílios para o desenvolvimento de robôs competitivos para as competições futuras.

Integrantes da PatoBots
Affonso de Oliveira Machado
Gabriel Vorussi
Vinicios Rodrigues
Letícia Moreira
Matheus Felipin Yokoyama
Vitor Oliveira Dos Santos
Daniel Zilli
Rodrigo Ferraz
Allan Ribeiro
Felipe Coltri
João Paulo de Souza Tavares (Presidente da equipe)
Angelo Cosme Bernieri
Fábio Akira Castilho Kinukawa
Kallil Miguel Zielinski (Vice Presidente da equipe)
Kelvin de Jesus Marinho
Joseane Cristina Mior
Thyago de Azevedo Ribeiro
Lucas Fernando Puhl
Victor Hugo Chimilovski Ribeiro
Laryssa Rayane Zortea
Carol Lank