Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Solidariedade
conteúdo

Notícias

Solidariedade

Servidores e alunos do Câmpus Pato Branco se mobilizam em iniciativas preventivas ao COVID-19
publicado: 26/03/2020 19h39 última modificação: 27/03/2020 11h11

Desde o início da segunda quinzena do mês de março, com base nas medidas preventivas e protetivas à multiplicação da pandemia da Covid-19 e em meio à crise de saúde pública, evidenciada em todo o País e no mundo afora, um grupo de servidores e alunos voluntários da UTFPR, Câmpus Pato Branco, estão se mobilizando e se engajando em diferentes iniciativas, voltadas à comunidade externa e interna, com o objetivo de minimizar os impactos causados pela doença.

Uma das ações que estão sendo realizadas, desde o início desta semana (23) é a produção de máscaras em impressoras 3D. Um grupo de aproximadamente 15 pessoas, composto por professores do Câmpus e outros profissionais, duas startups incubadas na UTFPR (Tesserato e a Compre3d), a Prefeitura Municipal de Pato Branco, a FIEP e outras pessoas que possuem impressora 3D em casa estão contribuindo com a impressão de máscaras faciais.

Conforme informações prestadas pelo professor do departamento acadêmico de Informática (DAINF) e colaborador do projeto, Vinícius Pegorini, as peças são impressas com tecnologia 3D FDM (Fused Deposition Modeling). A impressora 3D FDM produz objetos camada por camada, ou seja, por sobreposição. O sistema de técnica de fabricação aditiva cria objetos utilizando vários materiais como resinas, cerâmica, plásticos e até mesmo tecidos humanos e alimentos. Esta que está sendo produzida, a impressora utiliza um filamento termoplástico que é aquecido até chegar ao seu ponto de fusão e, em seguida, é extrusado camada por camada até se tornar um objeto tridimensional.  “Todos os voluntários estão imprimindo com o estoque pessoal, ou seja, estão doando os filamentos que possuem em casa/empresa”, informou o professor Pegorini.

A parceria já possibilitou a produção de 43 máscaras, sendo que as mesmas estão sendo destinadas à Secretaria Municipal de Saúde para distribuição às Unidades de Pronto Atendimento (UPA), hospitais e outras entidades que necessitem.

Máscara 3D - 1.jpeg Máscara 3D - 5.jpeg Máscara 3D - 7.jpeg

Havendo outras pessoas interessadas em participar do projeto ou doar algum material como filamento PLA para a confecção das máscaras, podem entrar em contato, via e-mail com Vinicius Pegorini (vinicius@utfpr.edu.br) ou Rafael Mezzalira (c4rafael@gmail.com).

Outros dois projetos, os quais estão em fase de desenvolvimento e contam com a participação do professor do departamento acadêmico de Engenharia Elétrica (DAELE), Ricardo Bernardi, consistem no desenvolvimento de ventiladores pulmonares de baixo custo, em parceria com o Câmpus Curitiba, e a criação de um sistema para esterilização das roupas dos profissionais de saúde, militares e demais pessoas que estão trabalhando no combate à Covid-19. O projeto do Ventilador Pulmonar de baixo custo conta com o apoio dos professores dos departamentos de Elétrica, Mecânica e Computação, do Câmpus Pato Branco.

Teste de funcionamento do Respirador Artificial.jpg

Simulação de teste no protótipo do  Ventilador Pulmonar de baixo custo

Além destes projetos, uma equipe de professores do departamento acadêmico de Química (DAQUI), juntamente com a Direção-geral do Câmpus e Prefeitura Municipal, estão empenhados na obtenção de insumos indispensáveis para a produção de álcool gel (carbopol, álcool, trietanolamina, propilenoglicol). Conforme informou o professor do DAQUI, Davi Costa Silva, “devido à dificuldade em encontrar os insumos a proposta inicial seria a produção 1000 kg do álcool gel, porém não conseguimos os insumos necessários. Neste momento, resolvemos substituir alguns insumos, formulações conceituadas e aprovadas, mesmo assim o princípio ativo em maior concentração é o etanol (álcool)”, informou. O professor declarou ainda que “se conseguirem os ingredientes necessários, a equipe de Química está à disposição, incansavelmente, para a produção e distribuição”, complementou.

Em meio a este cenário, os olhares também estão voltados à comunidade interna. Pensando na nossa comunidade acadêmica, especialmente os estudantes em situação mais vulnerável, a Comissão Permanente de Saúde Mental e Qualidade de Vida da UTFPR, em conjunto com o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil (NUAPE) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), do Câmpus, estão divulgando nas redes sociais e canais oficiais da Instituição um material intitulado "Saúde mental em tempos de coronavírus".

Para os organizadores, o material foi pensado, especialmente, devido ao momento pelo qual todos estão passando e que exige um esforço coletivo no enfrentamento do coronavírus. “O isolamento, que hoje é a forma mais eficaz de “achatar a curva” dos casos, pode trazer algumas consequências para a saúde mental. Ansiedade, tristeza excessiva, agitação e solidão são sentimentos que podem surgir”, destacou a psicóloga e presidente da Comissão Permanente de Saúde Mental e Qualidade de Vida da UTFPR, Giliane Shmitz.

Nesse contexto de urgência e calamidade pública, o conteúdo contempla dicas e orientações para o bem da saúde mental, tais como: organização e planejamento das atividades diárias; autocuidados em relação à saúde física e alimentação; acesso à informações; continuidade com tratamentos psicológicos e/ou psiquiátricos; ajuda ao próximo, dentre outros.

Os organizadores desta iniciativa, também orientam à comunidade acadêmica que não hesitem em procurar a equipe do NUAPE na UTFPR, amigos, familiares, ou também procurem o Centro de Valorização da Vida (188).

Em nível de Sistema, nesta quinta-feira (26), encerra o prazo para submissão de projetos de pesquisadores da UTFPR para transferência tecnológica de produtos, processos ou serviços relevantes ao combate ao novo coronavírus (Covid-19). Esta iniciativa é coordenada pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) e de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec). Outras informações estão disponíveis no edital de seleção.