Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pato Branco > Stricto Sensu
conteúdo

Notícias

Stricto Sensu

Egresso do PPGEE conquista prêmio de melhor dissertação de mestrado
publicado: 25/11/2021 12h36 última modificação: 25/11/2021 12h36

Com o trabalho intitulado Estimação e ajuste de planos de ação adaptativos para o controle de aviários inteligentes interconectados (do inglês, Estimating and tuning adaptive action plans for the control of smart interconnected poultry houses), desenvolvido no período de 01 de agosto de 2019 a 31 de julho de 2021, o egresso Darlan F. Klotz, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), conquistou o prêmio de melhor dissertação de mestrado.

A premiação foi concedida pela Sociedade Brasileira de Agroinformática (SBIAgro) durante o XIII Congresso Brasileiro de Agroinfomática (SBIAGRO 2021), sendo que os trabalhos deveriam conter resultados originais contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico do uso da tecnologia da informação na agropecuária.

 Seu orientador Marcelo Teixeira e co-orientador Dalcimar Casanova, destacam que o trabalho utiliza métodos inteligentes combinados para estimar planos de ação para a avicultura, explorando um modelo de produção que interconecta vários aviários e permite coletar dados distribuídos, propagando decisões otimizadas em uma infraestrutura de rede comandada por um sistema de supervisão central.

 Foi demonstrado que a percepção do especialista sobre o processo pode ser capturada e reproduzida, em certa medida, por meio de um método inteligente, aumentando a produtividade em 5%. Embora em uma primeira análise esse número pareça tímido, ele representa uma economia de 7,5ton de ração em um lote de 34000 frangos para alcançar a mesma produção.

Para o professor co-orientador, Dalcimar Casanova, “é de grande satisfação verificar que os trabalhos desenvolvidos no mestrado em Engenharia Elétrica possuem grande qualidade, pois além da premiação alcançada, o mesmo trabalho teve um artigo publicado em uma das mais conceituadas revistas da área (Expert Systems with Applications) corroborando os excelentes resultados”, declarou.

Este trabalho é parte de uma sequência de resultados, quase todos apoiados por agências de fomento, principalmente CNPq. Novas pesquisas se concentram na transferência de tecnologia e testes em escala real, destacam os autores.