Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ponta Grossa > Etapa Nacional
conteúdo

Notícias

Etapa Nacional

Equipe ponta grossense participa de etapa nacional com veículo off-road
publicado: 30/03/2020 11h51 última modificação: 01/04/2020 09h43

Adrenalina, emoção e muito trabalho em equipe movimentaram o Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), de 11 a 15 de março, onde ocorreu a 26º Competição Baja SAE Brasil 2020 - Etapa Nacional. Foram 78 equipes disputando durante os cinco dias de evento, dentre elas a Baja Gralha Azul - representando a UTFPR Ponta Grossa.

Nesta 26ª edição a competição contou com cinco dias, sendo que o primeiro (11) foi reservado para credenciamento e abertura oficial; durante o segundo dia foram realizadas as inspeções técnicas dos veículos, avaliação de segurança e projetos dinâmicos; já no terceiro dia (13) aconteceram as apresentações de projetos. As provas de aceleração e retomada; tração; manobralidade; suspensão; super prime e design ocorreram no terceiro dia de atividades (14). Para o último dia (15), a partir das 10h foi realizado o enduro, e ao final da tarde a premiação.

De acordo com a equipe, foram muitos meses dedicados à preparação do veículo, desde o último ano, “mas os resultados esportivos ficaram em segundo plano. Primeiramente para nós, o que conta é a nossa evolução pessoal e principalmente o crescimento do projeto. A cada competição amadurecemos. Isso é resultado de nosso trabalho duro, pensado e executado de forma coletiva”.

A Competição Baja SAE (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, em inglês) iniciou na Universidade da Carolina do Sul (EUA) em 1976, com o objetivo de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Para participar da Competição, os estudantes devem projetar e construir um protótipo visando à produção em escala industrial. A primeira competição no Brasil ocorreu em 1995, em Interlagos (SP), com 8 equipes participantes.

O que é um carro Baja?

O modelo Baja surgiu dos veículos off-road que disputavam ralis no deserto da Península de Baja Califórnia, localizada no México. É um veículo tipo gaiola, de quatro rodas, construído para trafegar nos mais variados tipos de terreno (por isso off-road) e idealizado para disputas esportivas.

Na UTFPR estes carros são construídos pela equipe Baja Gralha Azul, formado por estudantes dos cursos de engenharia do câmpus Ponta Grossa, que tem como missão aplicar  os conhecimentos adquiridos durante a graduação em engenharia para planejar, desenvolver, produzir e competir com veículos off-road, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes.

Atualmente, junto ao professor orientador, Roger Navarro Verastegui, fazem parte do projeto 20 estudantes:

  1. Alain Bueno Scardazan - Engenharia Mecânica

  2. Ana Flávia Reksua - Engenharia Química

  3. Anyele Seifert - Engenharia Elétrica

  4. Eduardo José Zdepski - Engenharia Mecânica

  5. Edward Robin Leffers - Engenharia Mecânica

  6. Gabriel Soave Taver - Engenharia Mecânica

  7. Gabriel Trelha Valério - Engenharia Mecânica

  8. Gilmar Telles de Araújo - Engenharia Mecânica

  9. Gustavo Nocêra  - Engenharia Mecânica

  10. Gustavo Trelha Valério - Engenharia Mecânica

  11. João Henrique Sasse - Engenharia Elétrica

  12. João  Pedro Los  - Engenharia Mecânica

  13. João Vitor Soares Ferreira - Engenharia Mecânica

  14. Mariana Lopes Camilo  - Engenharia Mecânica

  15. Matheus Alves Sobrinho  - Engenharia Mecânica

  16. Norton Tessaroli Dezonet - Engenharia Elétrica

  17. Patrick Bueno Santiago - Engenharia Mecânica

  18. Pedro Augusto Miranda Gonçalves - Engenharia Mecânica

  19. Pietra Bianca Pires  - Engenharia Química

  20. Vitor Santana Frizon - Engenharia Mecânica