Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santa Helena > Projeto compara resultados de produtividade para diferentes modos de pulverização.
conteúdo

Notícias

Projeto compara resultados de produtividade para diferentes modos de pulverização.

Pesquisa

O trabalho será desenvolvido na Região Oeste do Estado do Paraná e tem como tema o tráfego controlado de máquinas agrícolas.
publicado: 14/06/2022 19h37 última modificação: 14/06/2022 19h47

A constante busca por aumento de produtividade e eficiência, tem levado os produtores rurais a adquirirem máquinas e equipamentos cada vez maiores. Como consequência, o peso dessas máquinas, tem acompanhado a evolução do seu tamanho. Contudo, na maioria das vezes, o peso fica concentrado em pequenas áreas do solo causando compactação. Uma ferramenta para aumentar e eficiência das máquinas no campo é o uso do tráfego controlado.

O projeto em questão é desenvolvido pelo prof. Gilvan Bertoldo docente do curso de Agronomia da UTFPR campus Santa Helena e busca encontrar dados científicos em áreas com tráfego controlado de máquinas que mostrem o benefício de programar antecipadamente as linhas de tráfego e desta forma melhorar a eficiência das pulverizações. Serão comparados diferentes sentidos de pulverização em um esquema bifatorial sendo duas culturas (soja e milho) e quatro sentidos (diagonal, sobre a linha de plantas, sem cultivo de plantas e testemunha) com quatro repetições.

A coleta dos dados será realizada em quatro blocos de 5 metros. As variáveis analisadas serão produtividade, número de legumes e espigas, peso de mil sementes e incidência de doenças. A partir dos dados, espera-se encontrar resultados que permitam a escolha do melhor sentido de pulverização que proporcionem maior rendimento operacional, eficiência e produtividade.

O coordenador do projeto, reforça que "O impacto do projeto consiste em elevar a produtividade das culturas com a seleção do melhor sentido de pulverização e consequentemente a perda de plantas é menor."