Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > COVID-19

COVID-19

Câmpus Toledo terá um novo laboratório que fará análises de diagnóstico por RT-PCR do Coronavírus
publicado: 23/05/2020 17h55 última modificação: 30/05/2020 10h11
Exibir carrossel de imagens Laboratório da UTFPR - Câmpus Toledo

Laboratório da UTFPR - Câmpus Toledo

A UTFPR - Câmpus Toledo foi contemplada com uma excelente notícia: a chegada de um recurso financeiro no valor de R$ 235.685,00 destinado à compra de equipamentos para a implantação de um laboratório que fará análises de diagnóstico por RT-PCR do coronavírus (Covid-19).

"O teste RT-PCR é considerado o mais confiável no diagnóstico do Covid-19 e servirá de apoio ao Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN) para a análise da população paranaense", declara o professor Thiago Maniglia, um dos responsáveis pela iniciativa de implantação do laboratório no câmpus Toledo. Além do professor Thiago, o grupo também é composto pelos docentes: Cleverson Busso, Luís Felipe Minozzo e Patricia Dayane Carvalho Schaker.

A Reitoria da UTFPR contribuiu com a mediação do projeto junto ao Ministério Público do Trabalho, que, por meio da FUNTEF, disponibilizou este valor para a estruturação do laboratório no câmpus Toledo.

Segundo o professor Rodolfo Eduardo Vertuan também está sendo solicitada uma ajuda da Prefeitura Municipal de Toledo para complementar os recursos financeiros para a implementação desse laboratório. "Estamos muito contentes com a possibilidade de trazer essa importante ação para o nosso câmpus e para toda a cidade de Toledo e região!", declara o diretor.

Essa aquisição agrega as demais ações que já estão sendo realizadas no câmpus, que contribuem com a comunidade neste momento de pandemia, sendo elas: o 'Mapa Solidário', a 'Produção de Álcool em Gel', a 'Produção de Máscaras Face Shield' e 'Campanha de Cestas Básicas'.

Segundo o Reitor, este será o segundo laboratório na UTFPR que fará este tipo de análise. O primeiro será instalado no câmpus de Dois Vizinhos. Tanto a cidade de Toledo quanto a de Dois Vizinhos estão posicionadas estrategicamente em regiões que não existem laboratórios para realizar este tipo de exame. "A UTFPR e a FUNTEF estão mostrando a importância da universidade pública com ações importantes e corretas no enfrentamento do Covid-19", declara o professor Pilatti.

Reunião na Prefeitura Municipal de Toledo

Nesta terça-feira (26/05) foi realizada uma reunião no Paço Municipal, na qual estavam presentes os docentes da UTFPR, responsáveis pela implantação do laboratório em Toledo, juntamente com o prefeito Municipal, Lúcio de Marchi, e alguns assessores e secretários.

"Nesta reunião ficou definido que a universidade irá protocolar um projeto de implantação deste laboratório para solicitar junto ao município a possibilidade de contribuição financeira para a compra dos reagentes, materiais plásticos e equipamentos de proteção individual, os quais são necessários para o desenvolvimento das análises, uma vez que a verba arrecadada do Ministério do Trabalho é somente destinada aos equipamentos para a sua implantação", relata o professor Thiago.