Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > COVID-19

COVID-19

Câmpus está produzindo máscaras 'Face Shield' para doação aos profissionais de saúde de Toledo e região
publicado: 28/05/2020 21h02 última modificação: 03/07/2020 15h32
Exibir carrossel de imagens Máscaras que estão sendo produzidas no laboratório de Engenharia Eletrônica na UTFPR - Câmpus Toledo

O laboratório de 'Controle e Automação' do Curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR - Câmpus Toledo está produzindo máscaras de proteção contra o Covid-19 para doação aos profissionais de saúde de Toledo e região.

Segundo o coordenador do grupo, o professor Felipe Walter Dafico Pfrimer, "a ideia surgiu a partir de uma reunião diretiva, na qual foi sugerida a possibilidade de produção dessas máscaras no câmpus como uma ação para ajudar à comunidade, proporcionando maior proteção aos médicos, aos enfermeiros e demais agentes de saúde contra o vírus Sars-CoV-2", relata o docente.

Até o momento, foram produzidas e doadas 180 máscaras à Secretaria de Saúde do Município de Toledo e à Assistência Social . O objetivo é chegar a 500 unidades.

"A produção dessas máscaras é um processo demorado e o câmpus Toledo possui apenas uma impressora 3D. A partir dessa realidade, a administração irá adquirir mais uma impressora, que chegará em breve e contribuirá com a produção", declara o professor Felipe.

Ainda descreve que “parte da matéria prima para confecção inicial dessas máscaras foi obtida por meio de materiais já presentes nos laboratórios do curso de Engenharia Eletrônica. Já a outra parte veio da doação dos próprios coordenadores da ação, assim como do aluno João Geronimo Rodrigues Bracht e do servidor Jorge Luiz Alderete". Também comenta que o modelo 3D da máscara foi fornecido por um aluno do Mestrado em Tecnologias em Biociências, Maureu Jefferson Benvenho, proprietário da empresa Microbras, sediada no Biopark. E a administração do Câmpus financiará o restante dos materiais para a produção das 500 unidades.

Além do professor Felipe, a equipe que está produzindo as máscaras é formada pelo professor Alberto Yoshihiro Nakano e pelo acadêmico/estagiário João Bracht,  já citado anteriormente.

Quem tiver interesse em realizar doações de matérias primas e/ou obter mais informações sobre esta ação, favor entrar em contato com o professor Felipe Pfrimer pelo e-mail: pfrimer@utfpr.edu.br