Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > COVID-19
conteúdo

Notícias

COVID-19

Orientações gerais de deslocamento, acesso e permanência no câmpus Toledo
publicado: 30/06/2020 15h44 última modificação: 30/06/2020 15h46

Orientações Gerais de Deslocamento - Acesso – Permanência – Câmpus Toledo – Pandemia COVID 19

As orientações descritas neste documento são baseadas na Instrução Normativa nº 07, de 01 de junho de 2020 da UTFPR, elaborada por meio das deliberações de conselhos especializados, ordens de serviço, leis complementares estaduais e municipais e notas jurídicas, referentes ao (COVID-19), demandas de reuniões com grupos de interesse, levantamentos e análises da Subcomissão de Planejamento Sanitário do Câmpus Toledo da UTFPR.

Objetiva-se, nesta nota, orientar e normalizar procedimentos para o acesso e permanência no interior do Câmpus Toledo da UTFPR.

1) Orientações – Deslocamento até o Câmpus Toledo da UTFPR

Ao deslocar-se para o câmpus, fazer uso frequente de máscara e, se possível, portar álcool em gel para sua higienização ao longo do trajeto. Se utilizar transporte coletivo, evite contato com superfícies, fique próximo aos espaços ventilados (janelas e corredores) e procure manter distância segura de outras pessoas.

Caso você apresente sintomas relacionados ao COVID-19, (febre alta, tosse, dor no corpo e falta de ar), observar as recomendações abaixo:

a) Não sair de casa;

a.1) caso seja servidor, comunique sua chefia imediata;

a.2) caso seja aluno, comunique seu coordenador de curso, orientador ou responsável;

b) Procurar informações e orientações quanto aos procedimentos a serem adotados na Central de Atendimento Municipal, fone (45) 3055-8872.

ATENÇÃO!!!! Vale lembrar que sair de casa com suspeita ou atestado positivo de Covid-19 é crime! (Artigo 268 do código penal)

Mesmo sem apresentar sintomas, verifique sempre a real necessidade de ir ao câmpus nesse momento de pandemia. Sendo de fato necessária, procure otimizar sua permanência no local.

2) Orientações de Acesso e Permanência no Câmpus Toledo da UTFPR

a) O acesso e permanência no câmpus serão permitidos entre as 8horas e 19h30min, considerando o toque de recolher estabelecido na cidade de Toledo/PR para ocorrer a partir das 20h;

b) O acesso se dará, exclusivamente, pelo portão da Rua Cristo Rei, em frente ao bloco C. O portão permanecerá fechado, com necessidade de solicitação de acesso ao vigilante presente, que deverá verificar se o ingressante tem autorização para entrada.

c) Poderão acessar o câmpus: servidores devidamente identificados; alunos autorizados registrados em planilha de agendamentos (feita por docentes e coordenações); prestadores de serviço, desde que acordado e autorizado pelo contratante (DESEG - DEPRO) e participantes de empresas incubadas e do hotel tecnológico, desde que, previamente autorizados pela DIREC. Em todos os casos, estes deverão estar inseridos na planilha de autorização de acesso disponibilizada aos vigilantes.

d) Os vigilantes aferirão a temperatura de todos os usuários que adentrarem ao Câmpus e poderão solicitar informações relacionadas ao contato com pessoas diagnosticadas ou com suspeita de (COVID 19), além de localização e deslocamentos, registrando-as. Tais informações serão tratadas como autodeclaração de que o ingressante no câmpus está ciente e declara-se em conformidade com as regras de segurança.

e) No ato da entrada, será disponibilizado álcool em gel para as mãos e álcool 70% para borrifamento dos calçados, sob supervisão do vigilante;

f) Todos que estiverem no âmbito do câmpus, independente do ambiente devem usar máscaras O TEMPO TODO e da forma orientada pela alínea c) do item 3.1, deste documento.

g) Os servidores do DEPRO e DESEG deverão, com frequência, reforçar as orientações junto às empresas contratadas e que prestam serviço no câmpus para que viabilizem e exijam de seus servidores o atendimento às normativas dos órgãos de saúde na esfera municipal, estadual e federal.

h) Procurar manter-se nos espaços específicos de sua atuação/pesquisa no câmpus, evitando ao máximo circular por salas, laboratórios ou demais instalações, sendo essas ações, passíveis de serem questionadas e encaminhadas à análise da Subcomissão para análise e possível suspensão do acesso.

i) Quando do uso dos laboratórios, todos os usuários ficarão responsabilizados por auxiliar na manutenção da segurança dos espaços, fazendo a higienização de maçanetas, bancadas e equipamentos. Assim como a higienização frequente das mãos, além de respeitar a distância de 2 (dois) metros uma das outras.

j) Aos alunos autorizados a realizarem atividades nos laboratórios vinculados às áreas de graduação e pós-graduação em Tecnologia em Processos Químicos e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, do Bloco A, ressalta-se a recomendação de concentrar suas atividades no período da manhã, para não coincidir com as atividades da produção do álcool-gel que, desde o início, estão concentradas no período da tarde;

k) Os ambientes deverão, sempre que possível, ficarem arejados, seja pela abertura de portas e janelas e/ou pelo acionamento de ventiladores (não esquecendo de desligar os ventiladores e fechar as janelas e portas antes de ir embora);

l) No interior do câmpus, a utilização da cozinha só deve ser feita pela copeira, não sendo aconselhável o consumo alimentos no local.

3) Medidas de prevenção e controle ao COVID-19

A implementação de precauções padronizadas constitui-se a principal medida de prevenção da transmissão do novo Coronavírus (COVID - 19) e deve ser adotada no âmbito da UTFPR – Câmpus Toledo. Por não haver vacina contra o vírus, a melhor prevenção é evitar a sua exposição, sendo que esta atitude deverá ser colocada em prática diariamente por todos.

3.1 A todos que acessem o câmpus

a) O acesso de servidores, alunos e colaboradores ao Câmpus Toledo da UTFPR será permitido apenas após verificação da temperatura corporal pelo vigilante. Se a temperatura estiver acima de 37,5 graus, o usuário não terá permissão para acessar o interior do câmpus, devendo o mesmo observar as orientações descritas no item 1, alíneas a e b desse documento.

b) Se uma pessoa que deseja entrar no câmpus DECLARA ao vigilante que teve contato com alguém que apresentou sintomas do COVID-19 nos últimos 15 dias, a entrada dessa pessoa no interior do câmpus não será permitida. Além disso, a pessoa somente poderá voltar a UTFPR - Câmpus Toledo após cumprir a quarentena de 15 dias;

c) O uso correto de máscara (cobrir a boca e nariz) em todas as dependências da UTFPR – Câmpus Toledo é de fundamental importância, conforme Lei Estadual nº 20189 – 28/04/20, sob pena de sanção caso o seu descumprimento;

d) A higienização das mãos com álcool em gel deve ocorrer diversas vezes desde o momento da entrada nas dependências do câmpus e durante a sua permanência, pois isso evita a proliferação do vírus;

e) Lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou fazer higienização com álcool em gel 70%;

f) Ao tossir ou espirrar, a pessoa deverá cobrir o nariz e a boca com lenço ou com o braço, nunca com as mãos;

g) Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos não lavadas;

h) Manter uma distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa;

i) Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico;

j) Higienizar com frequência os objetos de uso coletivo, como telefones, computadores, entre outros. Para limpeza geral será oferecido álcool etílico e para os equipamentos eletrônicos o álcool isopropílico. Também serão disponibilizados panos e flanelas para a realização de tais higienizações;

k) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos entre outros;

l) Manter os ambientes sempre bem ventilados.

3.2 Aos profissionais de limpeza

De forma mais rigorosa e rotineira os profissionais da limpeza deverão realizar a limpeza das superfícies e dos ambientes frequentados pelas pessoas no âmbito da UTFPR – Câmpus Toledo.

4) Informações

Solicitamos que demandas específicas, observações, contribuições, denúncias, entre outros, sejam encaminhadas pelo e-mail: planejamentosanitario-td@utfpr.edu.br , para análise da Comissão local.

Salientamos a delicadeza do momento e frisamos a necessidade de bom senso, respeito e companheirismo para resolvermos questões pontuais, evitando situações de pânico e/ou riscos ao demais.

 

SEJAMOS RESPONSÁVEIS UNS COM OS OUTROS.

Se puder fique em casa.

Não coloque a sua vida e a vida de outras pessoas em risco!

Subcomissão de Planejamento Sanitário – UTFPR Câmpus Toledo

junho de 2020.