Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > COVID-19
conteúdo

Notícias

COVID-19

UTFPR - Câmpus Toledo faz o primeiro teste de RT-qPCR de diagnóstico da Covid-19
publicado: 12/02/2021 11h33 última modificação: 12/02/2021 12h03
Exibir carrossel de imagens Taynara Seratti, de máscara preta, Taíse Cecchim, de máscara branca e preta e o professor Thiago Cintra Maniglia.

Taynara Seratti, de máscara preta, Taíse Cecchim, de máscara branca e preta e o professor Thiago Cintra Maniglia.

Na última quarta-feira (10/02) foi realizado o primeiro teste de RT-qPCR de diagnóstico da Covid-19 na UTFPR - Câmpus Toledo.

Foram testados 3 (três) alunos e um servidor sem sintomas e, todos, testaram negativo. 

Durante o exame são testados 3 (três) genes, sendo dois genes do vírus sars-Cov2 e um gene humano.

Os quatro exames apresentaram resultado negativo para a presença do gene viral e positivo para o gene humano, confirmando o sucesso em todas as etapas do exame, desde a coleta das amostras, extração do material genético e identificação dos genes.

Além das 4 (quatro) amostras, também foi analisado um controle positivo, que é uma amostra comercial contendo material genético do vírus sem capacidade infectiva e, para essa amostra, o exame apresentou resultado positivo para os dois genes virais e negativo para o gene humano. Assim, esse resultado assegura que o teste foi bem executado e que o resultado das amostras é realmente negativo para a Covid-19.

Estes primeiros testes acontecem como treinamento para testar protocolos, uma vez que o Laboratório em que serão realizados tais exames no câmpus Toledo irá iniciar suas atividades no próximo mês.