Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > EMPREENDEDORISMO

EMPREENDEDORISMO

O Hotel Tecnológico tem um novo espaço de trabalho. A estrutura foi reformada para melhor atender as empresas incubadas.
publicado: 17/02/2020 15h58 última modificação: 17/02/2020 16h13

Reestruturação

Na última sexta-feira (14/02), o coordenador do Hotel Tecnológico (HT), Alecxandro Pellin, apresentou um novo espaço de trabalho para atender as empresas incubadas no HT da UTFPR – Câmpus Toledo.

O antigo HT foi totalmente reformado. As obras iniciaram no mês de dezembro de 2019 e foram entregues em fevereiro de 2020.

Com essa reforma, "o HT poderá oferecer aos incubados um espaço mais amplo, em ambiente coworking, que proporcione maior conforto, assim como uma maior interação entre as equipes e, ainda, poderá contribuir com o desenvolvimento criativo desses jovens empreendedores", declara Alecxandro Pellin.

Segundo o coordenador, a verba para concretização dessa reforma é oriunda do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), do Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) e do próprio câmpus Toledo.

O HT de Toledo iniciou suas atividades em 2012 e, até o momento, hospedou onze ideias de negócios e, atualmente, atende seis pré-incubações e uma empresa graduada – incubada.

Sobre o Hotel Tecnológico

O Hotel Tecnológico (HT) é um dos mecanismos para a consolidação do Programa de Empreendedorismo da UTFPR (PROEM).

O HT consiste em ambiente físico onde empresas possam se estabelecer desenvolvendo projetos que contemplem tecnologia e inovação, podendo participar alunos, egressos e servidores da UTFPR, desde que apresentem perfil empreendedor.

O período de incubação é estabelecido em edital de chamada e pode durar até dois anos.

Neste período o empreendedor, sem necessidade de ter firma reconhecida juridicamente, tem a oportunidade de desenvolver e apresentar um 'Projeto Empreendedor', no qual estão definidas as bases para o seu empreendimento. Para isso, recebe suporte técnico, físico e gerencial.

A operacionalização do HT permite que a universidade se relacione de forma mais consistente com a comunidade interna e externa, promovendo uma sistemática inovadora que eleve o nível de conhecimento, contribuindo com o aumento da taxa de sobrevivência das empresas.

Nesse aspecto, pode ser considerado como oportunidade de inserção de Toledo e região no ambiente global de negócios sustentáveis, promovendo uma economia mais dinâmica para a geração de renda e emprego.

Áreas de competência do HT

As áreas de competência para os projetos do Hotel Tecnológico são: Eletrônica Aplicada e Sistemas; Educação em Ciências Matemática e Tecnologia; Supervisão e Projetos de Obras Civis; Sistemas Sustentáveis; Energia e Meio Ambiente; Tecnologias Químicas; Tecnologia da Informação; Gestão.

Processo Seletivo

O próximo processo seletivo de 'novas ideias de negócio' está previsto para novembro no portal: http://portal.utfpr.edu.br/editais/relacoes-empresariais-e-comunitarias/toledo