Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > MARATONA

MARATONA

Alunos de Engenharia de Computação são classificados para participarem da Maratona de Programação - Etapa Nacional.
publicado: 16/11/2021 15h16 última modificação: 17/11/2021 08h22
Exibir carrossel de imagens Os discentes Douglas Sonntag Carvalho, Luana Cristina Guerreiro Campos e Guilherme Poleto. Como a competição regional foi on line, a foto foi tirada na UTFPR - Campus Toledo.

A 'Maratona de Programação' é uma competição promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para estudantes universitários da área.

O evento acontece anualmente, em três etapas: a regional, a nacional e a mundial, sendo que a última é a International Collegiate Programming Contest (ICPC), maior competição de programação universitária do mundo.

As equipes são formadas por três alunos, que representam uma instituição de ensino e, durante a competição, as equipes recebem um conjunto de desafios computacionais. O vencedor é a equipe que resolver, por meio da criação de programas eficientes de computadores, o maior número de desafios dentro do tempo da prova.

Neste ano, a equipe da UTFPR - Campus Toledo - 'Antes tarde do que TLE' - participou da etapa Regional (Paraná), competindo com mais vinte e oito equipes do Estado, e conquistou a quarta colocação. Com esta classificação, a equipe irá participar da Etapa Nacional, que ocorrerá nos dias 31 de março e 1º de abril de 2022, em Gramado (RS), a qual irá reunir as sessenta melhores equipes do Brasil.

A 'Antes tarde do que TLE' é formada pelos alunos Douglas Sonntag Carvalho, Luana Cristina Guerreiro Campos e Guilherme Poleto, alunos do curso de Engenharia de Computação, e o coach da equipe é o professor Ricardo Oliveira.

Segundo o professor Ricardo, "é a primeira vez que a UTFPR - Campus Toledo se classifica para a nacional. O resultado reflete o treinamento que estamos fazendo com as equipes. A ação faz parte do Projeto de Extensão: 'Treinamento para a Maratona de Programação."

O placar final da competição regional pode ser visto em: http://maratona.sbc.org.br/primeira-fase/reportsbr2021/score.html, opção "brpr".