Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > PARCERIA

PARCERIA

Sindicato Rural Patronal visita a UTFPR – Campus Toledo e encaminha futuras parcerias.
publicado: 20/06/2022 17h52 última modificação: 20/06/2022 18h12

O Sindicato Rural Patronal esteve na UTFPR – Campus Toledo na última semana (15) para conhecer a infraestrutura da universidade e para o encaminhamento de possíveis parcerias entre a UTFPR – Campus Toledo e os associados do sindicato.

A parceria visa desenvolver pesquisas e análises, por parte da universidade, as quais beneficiarão os agricultores, suinocultores, avicultores, piscicultores, pecuaristas e demais associados do Sindicato Rural, assim como a universidade poderá receber possíveis investimentos voltamos à estrutura e à pesquisa.

Entre os convidados estava o presidente do Sindicato Rural, o sr. Nelson Gafuri; o vice, o sr. Edenilson Carlos Copini; o tesoureiro, o sr. Reginaldo Gongoleski; a Assessora Ambiental, Silvia Peixer; e o Assessor Jurídico, o sr. Leonildo Bagio.

Primeiramente, a equipe conheceu o bloco administrativo do campus, na sequência foram recepcionados para uma reunião no Gabinete do Diretor Geral, no qual também estavam presentes a Equipe Diretiva do Campus Toledo.

Nesta reunião, o prof. Elder Elisandro Schemberger – Diretor Geral – apresentou os desafios enfrentados pelo campus Toledo, entre eles está “a necessidade de ampliação dos laboratórios atuais, assim como a construção de novos laboratórios que possibilitem a implantação adequada para realização de pesquisas, que envolvam análises e desenvolvimento de tecnologias. Assim, não somente atenderão a comunidade acadêmica, mas também a comunidade externa. Além da ampliação física, o campus também enfrente o desafio da escassez de recursos humanos para atender essa demanda", declara o Diretor Geral.

Ao término da reunião no gabinete, o grupo seguiu para uma visita técnica, inicialmente no 'Laboratório Central Analítica (LABCA)', que faz parte da rede de Laboratórios Multiusuários da UTFPR, onde o prof. Ricardo Zara apresentou a estrutura e os equipamentos disponibilizados pelo laboratório e todo o potencial de pesquisa existente nele.

Na sequência, os convidados foram ao 'Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos (LaBiM)', no qual foram recebidos pelo prof. Thiago Maniglia, o qual fez a explanação de como funciona a sua estrutura e quais as análises já são realizadas. Salientou-se nesta visita, as possibilidades de prospecção de novas pesquisas e de novas análises que o LaBiM é capaz de realizar após adequações que pretende futuramente realizar.

Por fim, a equipe também conheceu o ‘Laboratório do Grupo de Polímeros e Nanoestruturas (Gpan)’, coordenado pelo prof. Ricardo Schneider. No Gpan, o docente apresentou uma análise de vidros, assim como relatou que esse laboratório também pode fazer análises de solos e outros materiais.

A partir dessa visita, as partes – a UTFPR – Campus Toledo e o Sindicato Rural – comprometeram-se em dar sequência a concretização da Cooperação Técnica que beneficiará as duas instituições envolvidas.