Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Toledo > START FARM

START FARM

'SeepageTec' conquistou o primeiro lugar na Maratona de Inovação. Acadêmicos da UTFPR - Campus Toledo participaram da equipe ganhadora.
publicado: 12/12/2021 08h07 última modificação: 12/12/2021 08h29

Na última quinta-feira (09), a equipe SeepageTec foi a ganhadora da competição Start Farm, que ocorreu nos dias 13, 20, 27/11 e 04/12, e o seu objetivo foi estimular jovens acadêmicos de Toledo para o desenvolvimento de ideias inovadoras na solução de problemas reais de empresas de agronegócios da região.

A equipe foi composta por acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sendo eles: Gustavo Sari (UTFPR/Medianeira), Leomar Caetano de Oliveira (UTFPR/Toledo), Reinaldo Kaminski Neto (UTFPR/Toledo), Bianca Rockenbach (PUC) e Tainara Luana Engelmann (PUC).

Segundo o acadêmico Leomar, “nesta maratona foram disponibilizados alguns problemas do agronegócio e cada pessoa podia escolher um desafio. A partir dessa escolha, foram montadas as equipes. Ao todo, foram dez desafios diferentes, sendo 5 (cinco) da Coopervale e 5 (cinco) do Primato. A maratona nos proporcionou colocar em prática todo o aprendizado adquirido na universidade”.

Ainda, o acadêmico descreve que “eu conheci minha equipe no primeiro dia do evento, quando escolhemos o mesmo desafio em comum, que foi desenvolver uma nova metodologia ou tecnologia adicional para se obter a velocidade de infiltração da água no solo para manejos de conservação. Considero que o  diferencial da minha equipe foi a versatilidade dos integrantes, o que contribuiu muito para pensarmos no problema disponibilizado pela C. Vale, de diferentes formas.”

“A equipe SeepageTec não criou um produto final, mas sim a solução de um problema. A partir disso,  realizamos um estudo para automatizar a metodologia com o propósito de obter a velocidade de infiltração da água no solo, utilizando sensores”, relata Leomar.