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INFORMAÇÕES ÚTEIS

 

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS:

  • Preenchendo requerimento no balcão do DERAC (sem necessidade de procuração); ou
  • Pelo e-mail derac-pb@utfpr.edu.br

 

PRAZOS PARA CONFECÇÃO DE DOCUMENTOS:

 

RETIRADA DE DOCUMENTOS:

O DERAC não encaminha documentos, seja por postagem ou e-mail. Para tanto, o solicitante poderá:

    • Retirar pessoalmente no balcão, mediante apresentação oficial com foto; 
    • Autorizar por meio de procuração, terceiro para realizar a retirada do documento em seu nome. Essa pessoa deverá apresentar documento oficial com foto e entregar a autorização no DERAC.

 Modelo de procuração clique aqui

 

RESUMO: REGULAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO E INSTRUÇÃO NORMATIVA - 04/10 PROGRAD 

ATIVIDADES ACOMPANHADAS 

 São atividades que podem ser desenvolvidas fora da UTFPR, podendo ser solicitadas por:

  • Alunos portadores de doenças, incompatível com a frequência às aulas, desde que se verifique a conservação das condições intelectuais e emocionais;
  • Alunas em estado de gravidez, a partir do oitavo mês e durante três meses;
  • Alunos, como representantes oficiais do Brasil, Estados ou Municípios, em congressos científicos ou em competições artísticas ou desportivas de âmbito nacional ou internacional.

 As atividades serão concedidas pelo prazo mínimo de 7 (sete) dias úteis e pelo prazo máximo de 30 (trinta) dias úteis, a contar da data do protocolo do requerimento no DERAC. OBS: Para gestantes o prazo máximo será de 3 meses.

CANCELAMENTO DE DISCIPLINAS Não será permitido cancelamento de matrícula em disciplinas/unidades curriculares, exceto para realizar Estágio Curricular Obrigatório ou por motivos de força maior, devidamente comprovados (Art. 20).
MOTIVO DE FORÇA MAIOR Entende-se por força maior uma razão de ordem superior, que justifica o descumprimento da obrigação ou da responsabilidade, existindo quando uma determinada ação gera consequências ou efeitos imprevisíveis, impossíveis de evitar ou impedir (Art. 20 - § 3).
SEGUNDA CHAMADA DE PROVA

No caso do aluno perder alguma avaliação presencial e escrita, por motivo de doença ou força maior, poderá requerer uma única segunda chamada por avaliação, no período letivo (Art. 37).

O requerimento, com documentação comprobatória, deverá ser protocolado junto ao Departamento de Registros Acadêmicos até 5 (cinco) dias úteis após a realização da avaliação (Art. 37 - § 1).

TRANCAMENTO DE CURSO
O trancamento de matrícula será concedido por um tempo máximo de 4 (quatro) períodos letivos no regime semestral e 2 (dois) períodos letivos no regime anual, consecutivos ou não, devendo ser requerido junto ao DERAC, sendo retroativo ao início do período letivo. (Art. 19)
O trancamento de matrícula no curso somente poderá ocorrer a partir da segunda
matrícula exceto nos casos previstos em lei ou por motivo de força maior (Art. 19 - § 2).

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