Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

RIUT

O Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT) disponível em:<http://riut.utfpr.edu.br/jspui/>, ou por meio do link da Produção Acadêmica no SIBI, tem o objetivo de reunir, preservar e permitir acesso à produção científica da UTFPR atuando como um importante mecanismo de gestão da informação institucional. Sua função primordial é organizar a informação produzida no âmbito e por servidores da UTFPR, ampliando a visibilidade dos autores e dos seus resultados de pesquisa.

 

Fazem parte do RIUT: artigos publicados em periódicos ou em anais de eventos, avaliados por pares, teses e dissertações, livros e capítulos de livros, cujos autores/as sejam servidores/as ou acadêmicos/as da instituição, conforme determina a Política de Informação do Repositório Institucional da UTFPR.

O Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA), disponível em:<http://roca.utfpr.edu.br/jspui/>, ou por meio do link da Produção Acadêmica no SIBI, tem o objetivo de reunir, preservar e permitir acesso aos trabalhos de Conclusão de Cursos de Graduação e Especialização produzidos por alunos dos diferentes Câmpus da UTFPR.

Além disso a Política de Informação do Repositório Institucional da UTFPR estabeleceu a implantação do Portal de Informação em Acesso Aberto (PIAA), que agregará o Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), no qual se agrega a produção validada por pares; o Repositório de Outras Coleções Abertas (ROCA), para gerenciar os trabalhos de conclusão de curso, material audiovisual e iconográfico, além da disponibilização, em um único ponto de acesso, dos Periódicos Institucionais gerenciados pela plataforma SEER (PERI).

Acreditamos que no primeiro semestre de 2012 as plataformas estejam preparadas para receber os conteúdos e teremos muito trabalho em prol do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica e da Visibilidade Institucional.

Para atuar na submissão dos trabalhos às ferramentas descritas, foi criado um grupo formado por 1 bibliotecário de cada Câmpus da UTFPR. O grupo de 12 bibliotecários esteve reunido nos dias 28 e 29 de novembro no Câmpus Curitiba, para a capacitação no uso do software DSpace e quanto aos procedimentos de submissão. Além disso, foram discutidos os documentos que regem a atuação do PIAA e suas diferentes ferramentas.

 

Agora, precisamos mobilizar a comunidade interna a depositar sua produção científica nos repositórios de modo a possibilitar que seu objetivo seja alcançado. Além disso, cumpriremos com nosso papel social de devolver gratuitamente à comunidade o resultado das pesquisas desenvolvidas com recursos públicos, base da discussão do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica. Interessados em disponibilizar sua produção científica, podem entrar em contato com o bibliotecário no seu campus.

Ações do documento