Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estágios e Empregos Estágios Externos O que é o estágio

O que é o estágio

O estágio é uma atividade desenvolvida pelos alunos em empresas ou instituições com o objetivo de complementar a aprendizagem através da vivência no mundo do trabalho dos conteúdos obtidos em sala de aula.
Auxilia na integração do estudante com a sociedade, através da adaptação psicológica e social à sua futura atividade social, trocando experiências através da aplicação prática de seus conhecimentos, renovando e enriquecendo os recursos humanos atuais e futuros da comunidade.
O estágio curricular, seja ele obrigatório ou não obrigatório, tem a função de propiciar ao estagiário o aprendizado social, profissional e cultural, tendo como resultado uma reflexão real e futurista dos novos cenários sócio-econômicos.O estágio não é um emprego. Ele é um complemento do aprendizado dos cursos de nível médio, técnicos ou superiores, regido pela lei nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008
Para a caracterização do estágio, é necessário  o contrato ou termo de compromisso, que é celebrado entre o estudante e o tomador(empresa ou instituição), com a interveniência da instituição de ensino, que deve zelar para que o contrato seja cumprido fielmente.
Na UTFPR existe um setor específico sobre estágio onde é dado apoio aos alunos para conseguir vagas e fazer a documentação necessária para iniciar estágios.

Em Pato Branco o Departamento de Estágios e Cursos de Qualificação Profissional é o setor de apoio ao aluno em assuntos de estágio.

Ele está situado no Bloco B, superior, sala da DIREC

A primeira ação dos alunos que ingressam na UTFPR e estão dispostos a iniciar estágios é se increver no site criado para esse fim, onde o aluno encontrará as vagas disponíveis e fará o seu cadastro para futuro contrato de estágio.

O endereço é:www.gerec.ct.utfpr.edu.br/estagioemprego/pb

Quais as condições para estagiar nas empresas?

1 - Estar regularmente matriculado(a) e freqüentando o Ensino Médio, Pós-Médio ou Curso Superior a partir do 2ºano para os cursos anuais ou a partir do 2ºperíodo para os cursos semestrais;

2 - Ter Contrato ou Termo de Compromisso e o Plano de Estágio assinados por empresa, aluno, professor e UTFPR.

3 - Realizar estágio dentro da área do seu curso, em atividades que tenham ligação direta com os conteúdos observados em sala de aula.