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Curso de Letras tem 02 projetos de TCC redigidos e defendidos integralmente em Língua Inglesa

Curso de Letras tem 02 projetos de TCC redigidos e defendidos integralmente em Língua Inglesa

Acadêmicos de Letras e professores durante a apresentação dos TCCs

O curso de Letras Licenciatura Português-Inglês, da UTFPR, câmpus Pato Branco, teve, pela primeira vez, desde sua reabertura em 2008, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) totalmente redigidos e defendidos em Língua Inglesa. Os TCCs foram apresentados na semana passada, num momento intensivo onde todo o curso celebrou a participação de 32 acadêmicos com seus respectivos projetos. Do total de 28 projetos, somente dois foram desenvolvidos em dupla. 

O primeiro trabalho em língua inglesa defendido no curso foi o da aluna Luana Kramin Martins, no dia 22 de novembro. Sob o título de: “Language as a form of repression in 1984 in contrast with language as a form of revolution in A Clocwork Orange”, o trabalho faz importantes considerações sobre o uso da linguagem na sociedade atual, não só como capacidade de transmissão de informação, mas como poder para manipular e controlar. Analisando dois romances consagrados, a aluna captou a interferência das tecnologias na formação do indivíduo, fruto da linguagem. As constantes reduções de vocabulário, bem como o aumento sem cessar de novas terminologias, acabam por alienar, impacientar e até mesmo diminuir a capacidade intelectual de quem se deixa absorver pelo uso impensado da tecnologia e da linguagem, gerando violência e crises de identidade.

No dia 23 de novembro, também defenderam o TCC, as alunas Ana Marielli Borba Martini e Isabelle Maria Soares. O projeto intitulado: “Old Norse influences in the transition from Old English into Middle English and its repercussions on Modern English”, apresentou um resgate histórico da formação da Língua Inglesa desde a colonização da ilha britânica antes da invasão Romana, demonstrando que a tradição histórica é tendenciosa. A história da língua Inglesa está intrinsecamente ligada aos povos que habitaram o atual território da Inglaterra e às demais culturas com as quais tiveram contato. O trabalho buscou reafirmar as contribuições feitas pelos escandinavos (Vikings, Anglos, Saxões e Dinamarqueses), cuja participação tem sido ofuscada pela tradição Romana e Francesa, que demonstraram maior impacto no que se refere à política a nível continental.

Segundo o professor Leandro Zago, orientador dos trabalhos e professor de Língua e Literatura Inglesa, “foi um momento histórico para o curso de Letras, pois não só demonstrou a capacidade acadêmica das alunas, como proporcionou uma notoriedade maior para o curso, com possibilidade de publicações internacionais de alcance mais amplificado”.

A nova metodologia passa a vigorar a partir deste semestre, oriunda das mudanças processados no regulamento interno, possibilitando ao acadêmico optar pela redação e defesa do TCC integralmente em Língua Inglesa.

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Da esquerda para direita: Mariese R. Stankiewicz, Mirian Ruffini, Luana Kramin Martins e Leandro Zago.

Da esquerda para direita: Mariese R. Stankiewicz, Claudia M. Winfield, Ana Martini, Isabelle Soares e Leandro Zago.

 

Atualizado em 29/11/2016

Assessoria de Comunicação (ASCOM)

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