Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Notícias

Notícias do Câmpus Pato Branco e do Sistema UTFPR que estão em destaque no portal ou foram publicadas neste site.

Química

UTFPR sedia a XV Olimpíada Paranaense de Química

No dia 30 de Maio, último sábado deste mês, a UTFPR sediará a XV Olimpíada Paranaense de Química (OPRQ), que ocorre anualmente e é parte da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), com o objetivo de descobrir jovens com talentos e aptidões para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica.

Este evento é dirigido aos estudantes de Química do Ensino Médio de todas as escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Paraná, ensejando a oportunidade para que jovens talentos nesta área, possam mostrar a todo o Estado, ao Brasil e ao mundo, os seus conhecimentos e o seu valioso potencial científico.

A OPRQ consiste em duas fases, Fase I e Fase II, que são as etapas iniciais da OBQ:

Fase I: é realizada no âmbito de cada escola de ensino médio, com critérios de classificação e exames próprios, visando à escolha de, no máximo, 25 (vinte e cinco) alunos para participar da Fase II.

Fase II: é realizada com provas escritas aplicadas simultaneamente nos câmpus da UTFPR, com critérios, conteúdos, data e horário, estabelecidos pela Coordenadoria Estadual. Nesta fase será selecionado em todo o Estado do Paraná um total de 50 (cinquenta) estudantes, sendo 25 (vinte e cinco) da Modalidade A, do primeiro e/ou segundo ano do Ensino Médio, e 25 (vinte e cinco) da Modalidade B, do terceiro e/ou quarto ano do Ensino Médio.

Além de uma premiação em nível estadual, os alunos selecionados na Fase II da OPRQ poderão participar da Fase III OBQ, promovida pela Associação Brasileira de Química - ABQ e realizada pela Fundação Cearense de Apoio à Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, que é realizada anualmente.

Os melhores classificados nos exames da Fase III da OBQ, após um período de preparação especial em um curso oficial, poderão classificar-se para participar da Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) e, na sequência, da Olimpíada Internacional de Química (IChO). Estas são realizadas em países diferentes a cada ano.

A XV Olimpíada Paranaense de Química é um evento promovido e realizado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, apoiado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e pelo SINEPE/PR - Sindicato das Escolas Particulares do Paraná.

Para realizar a prova algumas recomendações devem ser levadas em conta, como:

- Chegar alguns minutos antes do início da prova para encontrar a sala correta. Os portões abrem às 13h30min e a prova começa às 14h, logo é melhor ter tempo para se acomodar, do que ter algum transtorno posterior.

- Trazer lápis, borracha, caneta de cor preta ou azul para realizar a prova.

- As salas para realização da prova são: N107, N108, N109, N110. Todas no Bloco N;

-Duração da prova é de 3h.

Mais informações poderão ser obtidas com a Profª. Solange Teresinha Carpes, Coordenadora do curso de Química, pelo e-mail carpes@utfpr.edu.br ou pelos telefones/ramais (46) 3220-2596 e (46) 3220-2595.

 

Atualizado em 27/05/2015.

5° Seminário de Extensão e Inovação recebe trabalhos até 7 de outubro

O 5° Seminário de Extensão e Inovação da UTFPR, organizado pela Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias, está com prazo aberto para submissão de trabalhos nas seguintes categorias: comunicação oral, pôster e vídeo-relato. O evento ocorre nos dias 10 e 11 de novembro no Câmpus Campo Mourão. 

Todo o processo de submissão é feito diretamente pela página do evento até 7 de outubro. Os trabalhos submetidos deverão ter, obrigatoriamente, um ou mais orientadores responsáveis, constando como coautores. As submissões aprovadas serão divulgadas no site do evento até 30 de outubro.

O Seminário de Extensão e Inovação é  um momento que a comunidade da UTFPR expõe e compartilha resultados de suas atividades de extensão e inovação. Para esta 5° edição são esperados mais de 500 participantes. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica: discentes, docentes e técnicos administrativos, em especial para apresentação dos projetos de extensão e inovação que participam do Programa Institucional de Bolsas de Inovação e Extensão da UTFPR.

 

Atualizado em 22/09/2015

Assessoria de Comunicação via DIRCOM