Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Alunos em destaque

Alunos do Curso Técnico Integrado em Agrimensura são aprovados em concurso público da COPEL
Alunos em destaque

Aline Zanardini e Flavia Roberta Smiderle

Conseguir independência financeira e estabilidade ao ingressar no mercado de trabalho é o objetivo de muitos jovens, e a educação é o elemento fundamental para alcançar essa meta. Mas, para isso, o aluno precisa se dedicar e, também, receber apoio e ensino de qualidade da Instituição em que estuda. A exemplo disso, três alunos e um egresso do Curso Técnico em Agrimensura do Campus Pato Branco conseguiram somar dedicação e qualidade no ensino e, como resultado, recentemente foram aprovados no Concurso Público da Companhia Paranaense de Energia (COPEL), em vagas para cargos técnicos na área de agrimensura.

A aluna do quarto ano do Curso Técnico em Agrimensura, Aline Zanardini, prestou concurso para a região de Curitiba e classificou-se em primeiro lugar. Os demais alunos, também do quarto ano do curso, Flávia Roberta Smiderle, Moisés Guarez, e o egresso Maurício Artur Copatti, conseguiram as três primeiras colocações das vagas ofertadas para a região da cidade de Capitão Leônidas Marques. Esses alunos, que têm entre 17 e 18 anos, vivenciam a fase final do curso técnico, preparam-se para o vestibular e, ainda assim, encontraram tempo e disposição para estudar para o concurso.

Preparação e conquista precoce
Os alunos não sabem quando serão chamados para ocuparem as vagas, mas o resultado do concurso representa que os mesmos, apesar da pouca idade, já estão habilitados para atuarem em empresas de grande porte, como é o caso da COPEL. Segundo Flávia, durante o curso, além da parte teórica, houveram atividades práticas que forneceram aos alunos as noções necessárias sobre a profissão, o que é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho. “A aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso é destinada, também, a aplicabilidade em grandes empresas”, reforça Aline que também parte da mesma opinião da colega.

A conquista, um tanto quanto precoce, pode não se concretizar, pois entre os critérios para assumir as vagas é exigido o certificado de conclusão de curso e a carteira de habilitação, que está atrelada a maior idade. Sendo assim, Aline e Flávia torcem para serem convocadas após ambas concluírem o curso e completarem 18 anos, caso contrário elas perderão as vagas.

Dedicação do aluno e capacitação dos professores
O Coordenador do curso Técnico em Agrimensura do Campus Pato Branco, Claudinei Rodrigues de Aguiar, acredita que o desempenho dos alunos é resultante da “qualidade no trabalho desenvolvido pelos professores e pela Instituição, mas o mérito principal é parte da dedicação e esforço dos alunos”. Em contrapartida, Aline reforça que “o esforço pessoal dos alunos foi fundamental, mas a universidade desempenhou um papel muito importante, pois o desempenho dos alunos no concurso foi possível porque os professores das matérias técnicas conseguiram cumprir suas funções enquanto educadores”.