Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Alunos são premiados em Concurso da Sercomtel

Alunos são premiados em Concurso da Sercomtel

1º lugar na categoria Games, 2º e 3º lugares na categoria Aplicativos
Alunos são premiados em Concurso da Sercomtel

Da esquerda para a direita: Nayara, Emmanoeli, professor Robison, Nathanyel e Handrey. À frente, José Felipe

Buscando incentivar estudantes universitários a desenvolver projetos na área de tecnologia, a SERCOMTEL Celular de Londrina promoveu o 1º Concurso de Games e Aplicativos para telefones celulares.

O concurso, lançado em julho deste ano, teve o resultado divulgado no dia 20 de dezembro, e contou com a participação e conquistas de alunos da UTFPR - Campus Pato Branco.

O único projeto da Instituição inscrito na Categoria Games, ganhou o primeiro lugar com o "Jogo Passagens", e foi desenvolvido pelo acadêmico do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, José Felipe Raber.

Na Categoria Aplicativos, a UTFPR teve cinco projetos inscritos, sendo que os aplicativos “Posicionamento” e “Gerenciamento de Veículos” desenvolvidos pelos acadêmicos do Curso de Engenharia de Computação, Emmanoeli Madalosso, Handrey Emanuel Golon, Nayara Aliva Ferreira e Nathanyel Sandi, conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Os outros três projetos inscritos na categoria foram:

- “Controle Finanças” e “Sensor de movimentos”, ambos desenvolvidos pelos acadêmicos Andrei Carniel e Oriane Thaler, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

- “Sintetizador de voz”;  desenvolvido pelos acadêmicos Édipo Alexandre Augustin, Iure Sauzen Carneiro, do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Juliano Girardello, do Curso de Engenharia de Computação.

Dos seis projetos, alguns foram frutos do Trabalho de Conclusão de Curso,  outros foram desenvolvidos por alunos que participam do Grupo de Pesquisa de Tecnologia da Informação e Comunicação - GETIC.

Um dos professores orientadores, Robison Cris Brito, comenta sobre o resultado: “os alunos ficaram motivados para participar de outros concursos e eventos, já pensando na aplicação de novas tecnologias para resolver problemas do dia-a-dia. Esta conquista é muito importante para alunos e para a UTFPR, uma vez que esta foi mencionada várias vezes na cerimônia de premiação, como um modelo a ser seguido em pesquisa sobre novas tecnologias”.

Os ganhadores foram premiados com os valores de cinco mil reais (1º lugar), três mil reais (2º lugar) e dois mil reais (3º lugar). Segundo Brito, os alunos irão destinar integralmente o valor do prêmio à pesquisa, comprando equipamentos e participando de congressos e eventos.

Finalidade dos projetos

No total, o concurso recebeu inscrições de 11 projetos, sendo três para a categoria de Games e oito para a de aplicativos. Os professores orientadores das equipes vencedoras foram presenteados com um aparelho celular.

Os games e aplicativos, criados pelos universitários, ficarão agora à disposição da Sercomtel. Depois de passar por alguns ajustes, a operadora irá repassá-los aos clientes, sem custo e com exclusividade durante um ano. Depois disso, os ganhadores do concurso terão total liberdade de comercializá-los com qualquer operadora, inclusive com a Sercomtel.