Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

Alunos e servidores da UTFPR podem avaliar docentes, setores e chefias até 31 de dezembro

A comunidade interna da UTFPR tem até 31 de dezembro para participar de quatro importantes etapas da avaliação de desempenho 2010. Este ano, o processo foi completamente informatizado e a avaliação deverá ser feita pela unidade do Sistema de Avaliação Institucional (Siavi), nos Sistemas Corporativos Internos, no caso dos servidores, ou pelo Portal do Aluno, no caso dos estudantes.

Uma das quatro etapas que já foi iniciada é a avaliação do setor pelo usuário externo. Nesta etapa, servidores e alunos podem participar, devendo entrar no Siavi ou no Portal do Aluno para realizar a avaliação dos setores dos quais são usuários habitualmente. É importante que as equipes dos setores a serem avaliados estimulem seus usuários para que participem do processo, que é sigiloso e não identifica os avaliadores.

Também é sigilosa a avaliação da chefia pelo servidor, outra etapa que se encerra no dia 31 de dezembro. Para participar, os servidores deverão entrar no Siavi e avaliar seus chefes. No Siavi, tanto a avaliação do setor pelo usuário externo como a da chefia pelo servidor estão disponíveis no link “Avaliação de desempenho – servidores”.

Outra etapa importante com prazo até o dia 31 é a negociação da avaliação, que deverá ser feita em conjunto pelos servidores e suas chefias. Após a definição dos itens de avaliação, as chefias deverão acessar no Siavi o link “Avaliação de desempenho – chefias” e clicar em “Controlar negociações/avaliações de desempenho”. Nesta tela, aparecerá a relação dos servidores da equipe para que as negociações sejam efetuadas no sistema.

Por sua vez, os estudantes regularmente matriculados na UTFPR têm até o dia 31 de dezembro para realizar a avaliação do docente pelo discente, referente ao segundo semestre de 2010, no Portal do Aluno.

Os servidores que ainda não possuem login e senha para acessar os Sistemas Corporativos Internos (do acadêmico, almoxarifado etc) deverão entrar em contato com as comissões de avaliação de desempenho de seus respectivos campus. Após 31 de dezembro, não será mais possível realizar estas quatro avaliações.

O processo de avaliação 2010 será concluído no dia 31 de março do próximo ano com as seguintes etapas: avaliação do servidor afastado para pós-graduação, avaliação do servidor técnico-administrativo, avaliação do servidor em função de chefia e avaliação do servidor docente. O calendário pode ser consultado no link “Avaliação de desempenho – servidores”, do Siavi.

Avaliação na UTFPR

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) tem como um de seus instrumentos centrais a avaliação institucional, que é composta por duas modalidades: a autoavaliação e a avaliação externa. A avaliação de desempenho é um dos indicadores da autoavaliação e, juntamente com outros elementos relacionados à gestão de pessoas, corresponde ao percentual de 20% da nota total.

A avaliação de desempenho é essencial para que a instituição atinja os padrões de qualidade esperados das instituições de ensino superior, já que permite uma reflexão sobre os desempenhos dos setores e dos servidores visando a melhoria, o crescimento e a aprendizagem.

Desde 1966, a instituição realiza a avaliação do desempenho de seus servidores, sendo que, em 2002, esse processo passou a ser multilateral, incluindo, além da avaliação realizada pelas chefias com relação ao desempenho dos servidores técnico-administrativos e docentes, a avaliação da chefia pelo servidor, do docente pelo discente e dos setores por seus usuários.

Dentre os princípios norteadores da avaliação de desempenho na UTFPR, encontra-se a “negociação prévia”, por meio da qual chefia e servidor definem conjuntamente os critérios/indicadores segundo os quais este último será avaliado ao longo daquele ano, traçando assim um direcionamento tanto para quem será avaliado quanto para o avaliador e possibilitando uma relação igualitária, flexível e condizente com a realidade dos setores, com as necessidades da instituição e com o respeito às potencialidades de cada servidor.

Todo o processo de avaliação de desempenho da UTFPR é conduzido e acompanhado em cada um dos 11 campi por uma comissão mista, composta por servidores técnico-administrativos e docentes e coordenada por um membro da área de Recursos Humanos.

As 11 comissões são supervisionadas por uma comissão geral formada por servidores da reitoria da universidade e tem como objetivo a valorização do caráter pedagógico da avaliação, ou seja, que esta seja considerada como um instrumento de gestão, voltado à mudança de comportamento e ao aprimoramento de pessoas e serviços.

Atualizado em 01/12/2010