Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Campus Pato Branco ministrará Pós-Graduação a Distância

Campus Pato Branco ministrará Pós-Graduação a Distância

Curso de Especialização em Gestão Pública iniciará no mês de agosto

O Campus Pato Branco, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrará o Curso de Especialização em Gestão Pública, na modalidade a distância, a partir do mês de agosto.

O curso será transmitido via videoconferência e webconferência para cinco pólos de ensino, cada um com 50 vagas, totalizando 250 vagas, distribuídas nas seguintes cidades: Osasco - SP; Diadema - SP; Itapevi - SP; Jandira - SP e Paranavaí - PR.

A coordenadora do curso, docente do Campus Pato Branco, Terezinha Lucia De Toni, informou que os pólos atendem às especificações determinadas pelo Ministério de Educação (MEC) para apoiar os alunos durante o curso. Para isso,  esses pólos possuem laboratórios, bibliotecas e salas de aulas que possibilitam a realização de aulas, tanto no método videoconferência quanto webconferência.

Até o final do curso serão investidos, aproximadamente, seiscentos mil reais para investir nas necessidades dos pólos (salários de professores e tutores, materiais, entre outros gastos previstos).

Processo de seleção

No total, o curso de Pós-Graduação em Gestão Pública, recebeu 1.085 inscrições. Segundo a coordenadora do curso, os currículos recebidos para no processo de seleção pertenciam a pessoas de diversas áreas de atuação, incluindo advogados, médicos, entre outros. Para a seleção, dois professores, que ministrarão o curso, foram designados para analisarem os currículos e selecionar os candidatos aptos para preenchimento das 250 vagas ofertadas.

O curso

O curso, com duração de 15 meses, destina-se aos portadores de diploma do ensino superior, que exercem atividades em órgãos públicos ou do terceiro setor, ou que tenham aspirações ao exercício da função pública e que buscam a qualificação para o exercício de atividades gerenciais.

Pretende-se com este curso capacitar gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos; capacitar profissionais com formação adequada a intervirem na realidade social, política e econômica; contribuir para a melhoria da gestão das atividades desempenhadas pelo Estado brasileiro, no âmbito federal, estadual e municipal; contribuir para que o gestor público desenvolva visão estratégica dos negócios públicos, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo ou de suas unidades produtivas.

Docentes

O quadro de professores é formado por servidores do Campus Pato Branco, com exceção do professor Edilson Chibiaqui, formado em Direito e que pertence ao quadro de servidores do Campus Medianeira.

Além dos professores do curso, cada pólo contará com dois professores, tutores, os quais foram selecionados para auxiliar aos alunos em sala de aula. No Campus Pato Branco ficarão à disposição cinco tutores, cada um responsável por um pólo, podendo assim atender dúvidas e acompanhar o andamento das atividades de cada turma.

Início das aulas

As aulas inaugurais serão realizadas nos dias 6 e 7 de agosto, para as turmas de Itapevi e Jandira; dia 13 e 14 Diadema; e 27 e 28, para Osasco e Paranavaí. Nestas datas será realizada a apresentação do curso, com o pronunciamento do Reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, e da coordenadora do curso Terezinha Lucia De Toni. Na oportunidade será realizado o treinamento para do sistema Modle, software de administração de atividades educacionais, o qual será utilizado para que os alunos recebam material de estudo e postem seus trabalhos. Este treinamento, no entanto, será ministrado por professores do Campus Medianeira.

O Ensino a Distância na UTFPR

Atualmente a UTFPR participa de dois projetos de ensino a distância através do Ministério da Educação: o da Escola Técnica do Brasil (e-Tec) e o da Universidade Aberta do Brasil.

Pelo projeto e-Tec são oferecidos cursos técnicos subsquentes com duração de dois anos. Os cursos ofertados nesta modalidade são: Técnico em Informática e o Técnico em Meio Ambiente.

Os cursos são oferecidos simultaneamente nos Campi Curitiba, Pato Branco, Ponta Grossa, Campo Mourão e Medianeira e atendem onze pólos no interior do Paraná. Além destes cursos o Campus Pato Branco oferta desde novembro de 2009 o curso de Técnico em Informática atendendo a três cidades do norte do Paraná: Uraí, Sarandi e Entre Rios do Oeste.

As especializações a distância, na modalidade semi-presencial, são resultado de uma parceria entre a UTFPR, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), órgão do Ministério da Educação responsável pelo ensino a distância, e as prefeituras das cidades.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior. Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos pólos de apoio presencial.

Estão disponíveis 5 cursos, gratuitos, de Especialização dentro do Programa da UAB através da UTFPR:

- Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pelo Campus Medianeira para os pólos de Paranavaí-PR e Foz do Iguaçu-PR;

- Curso de Especialização em Gestão Ambiental em Municípios ofertado pelo Campus Medianeira para os pólos de Paranavaí-PR, Foz do Iguaçu-PR e Mata de São João-BA ;

- Curso de Especialização em Ensino de Ciências ofertado pelo Campus Medianeira para os pólos de Foz do Iguaçu-PR, Rio Negro-PR, Nova Santa Rosa-PR, Telêmaco Borba-PR, Mirandópolis-SP, Jáu-SP e Peruíbe-SP;

- Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal ofertado pelo Campus Curitiba para os pólos de Goioerê-PR, Telêmaco Borba-PR, São José dos Campos-SP, Itapetininga-SP e Apiaí-SP;

- Curso de Especialização em Gestão Pública ofertado pelo Campus Pato Branco para os polos de Paranavaí-PR, Jandira-SP, Osasco-SP, Itapevi-SP e Diadema-SP.

Mais informações sobre os cursos ofertados pela UTFPR através do sistema UAB podem ser obtidas através do site: http://ead.utfpr.edu.br/ .

Ações do documento