Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Curso de Manutenção Automotiva

Curso de Manutenção Automotiva

Formatura de mais duas turmas marca o encerramento do curso e o balanço supera as expectativas
Curso de Manutenção Automotiva

Alunos formados e professores do Curso, após solenidade dia 08/12/2010.

Os alunos das duas últimas turmas do Curso de Manutenção Automotiva da UTFPR - Campus Pato Branco formaram-se em solenidade realizada no dia 08 de dezembro, no Anfiteatro.

São mais 44 novos formados que se somam aos 56 egressos das turmas precedentes, que saem qualificados na área de manutenção automotiva para atuar no mercado local e regional.

Segundo o Coordenador do projeto, Sérgio Luiz Ribas Pessa, o curso forneceu noções básicas de mecânica de automóveis, conceitos de injeção eletrônica, componentes e sistemas automotivos, eletricidade básica automotiva e segurança do trabalho aplicada à profissão, o que representou uma valiosa oportunidade para jovens que buscavam aperfeiçoar-se e exercer a profissão de mecânico.

A necessidade da oferta do curso se deu após um levantamento realizado com empresários do setor em 2008, que indicaram a baixa oferta de profissionais mecânicos qualificados no mercado regional. Desde então, o curso entrou em fase de elaboração, e foi lançado em março deste ano. As atividades, finalizadas neste mês de dezembro, apresentaram resultado muito superior às expectativas iniciais, conforme apresenta o coordenador: “foram treinados 100 profissionais, e a previsão inicial eram 75; os equipamentos adquiridos e recebidos em doação totalizaram 92 mil reais, sendo a previsão inicial 30 mil reais; bolsistas remunerados envolvidos: 4 recém-formados e 13 acadêmicos , sendo a previsão inicial 2 formados e 4 acadêmicos; bolsistas voluntários/não remunerados envolvidos: 11, sendo que estes não estavam previstos inicialmente; participaram 37 empresas de reparação de veículos e estavam previstas, inicialmente, 25. Além, disso, duas acadêmicas de Engenharia Mecânica desenvolveram o Curso de Mecânica Básica para Mulheres durante a ExpoUT, que promoveu o treinamento de mais de 51 mulheres”.

O Curso de Manutenção Automotiva foi ofertado gratuitamente com carga horária de oitenta horas, e recebeu o apoio da Fundação Araucária, do Programa Universidade Sem Fronteiras e da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), além de empresários locais, os quais receberam os alunos para estágio de 20 horas,  e da RENAULT do Brasil, que doou um veículo ao laboratório de máquinas térmicas do curso de Engenharia Mecânica, bem como de outras empresas que apoiaram a iniciativa com doações em materiais para aulas práticas.

O Coordenador do Projeto destaca que para o próximo ano, a ocorrência de projetos como este, está vinculada à conclusão da implantação dos novos ambientes e do laboratório de máquinas térmicas, onde ocorrem as práticas do curso.