Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Curso de Manutenção Automotiva forma primeira turma

Curso de Manutenção Automotiva forma primeira turma

A UTFPR - Campus Pato Branco, em parceria com a Fundação Araucária e a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti), está formando a primeira turma do Curso de Manutenção Automotiva. A solenidade será realizada no próximo dia 21, às 19 horas e 30 minutos, no Anfiteatro da UTFPR. O curso, com carga horária de oitenta horas, representa uma nova opção para jovens da região que pretendem exercer a profissão de mecânico, bem como a oportunidade de preparação para o mercado de trabalho.

A necessidade da oferta do curso se deu após um levantamento realizado com empresários do setor em 2008, que constatou a baixa demanda de mecânicos qualificados no mercado regional. Desde então, o curso entrou em fase de elaboração, e o projeto foi lançado em março deste ano.

O curso foi divulgado junto aos empresários da área, os quais indicaram alguns de seus funcionários, que em sua maioria não tinham nenhum curso de mecânica. Nesta primeira etapa do curso foram obtidos os seguintes dados do perfil dos alunos:

• 62% dos participantes trabalham ou trabalharam com mecânica;
  • 74% não possuía curso na área de mecânica automotiva;
  • 44% dos alunos têm mais de 20 anos;
  • 65% tem renda familiar de 2 à 5 salários mínimos.

O curso é gratuito, tem duração de um mês, e até o final do ano serão formadas mais 2 turmas, cerca de 90 alunos. De acordo com o Coordenador do projeto, Sergio Luiz Ribas Pessa, o curso fornece noções básicas de mecânica de automóveis, como por exemplo, conceitos de injeção eletrônica e eletricidade.