Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Formatura

Curso de Manutenção Automotiva forma os alunos da primeira turma
Formatura

Formandos da 1ª turma do Curso de Manutenção Automotiva

O Curso de Manutenção Automotiva da UTFPR - Campus Pato Branco formou 56 alunos da primeira turma, em solenidade realizada no dia 21 de setembro, no Anfiteatro do Campus.

Com conteúdo prático e abordagem inovadora no setor, o curso permitirá aos formados preencher a grande quantidade de vagas ofertadas a esse ramo de atuação, uma vez que, após levantamento de dados, verificou-se falta de mão-de-obra qualificada na região.

De acordo com o Coordenador do projeto, Professor Sérgio Luiz Ribas Pessa, o curso fornece noções básicas de mecânica de automóveis, como por exemplo, conceitos de injeção eletrônica e eletricidade.

O Curso

A realização do Curso de Manutenção Automotiva do Campus Pato Branco conta com o apoio da Fundação Araucária, do Programa Universidade Sem Fronteiras e da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Com carga horária de oitenta horas, o curso representa uma nova opção para jovens da região que pretendem exercer a profissão de mecânico, bem como a oportunidade de preparação para o mercado de trabalho.

Um dos propósitos deste projeto é realizar a integração entre comunidade e universidade. Isso acontece, por exemplo, no processo de seleção dos alunos, que são indicados por oficinas mecânicas ou concessionárias de veículos.

A necessidade da oferta do curso se deu após um levantamento realizado com empresários do setor em 2008, que constatou a baixa demanda de mecânicos qualificados no mercado regional. Desde então, o curso entrou em fase de elaboração, e o projeto foi lançado em março deste ano.

O curso foi divulgado junto aos empresários da área, os quais indicaram alguns de seus funcionários, que em sua maioria não tinham nenhum curso de mecânica.

O curso é gratuito, tem duração de um mês, e até o final do ano serão formadas mais duas turmas, cerca de 90 alunos.

Integrantes da Mesa - Formatura da 1ª Turma do Curso de Manutenção Automotiva