Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Formatura

Curso de Manutenção Automotiva forma os alunos da primeira turma
Formatura

Formandos da 1ª turma do Curso de Manutenção Automotiva

O Curso de Manutenção Automotiva da UTFPR - Campus Pato Branco formou 56 alunos da primeira turma, em solenidade realizada no dia 21 de setembro, no Anfiteatro do Campus.

Com conteúdo prático e abordagem inovadora no setor, o curso permitirá aos formados preencher a grande quantidade de vagas ofertadas a esse ramo de atuação, uma vez que, após levantamento de dados, verificou-se falta de mão-de-obra qualificada na região.

De acordo com o Coordenador do projeto, Professor Sérgio Luiz Ribas Pessa, o curso fornece noções básicas de mecânica de automóveis, como por exemplo, conceitos de injeção eletrônica e eletricidade.

O Curso

A realização do Curso de Manutenção Automotiva do Campus Pato Branco conta com o apoio da Fundação Araucária, do Programa Universidade Sem Fronteiras e da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Com carga horária de oitenta horas, o curso representa uma nova opção para jovens da região que pretendem exercer a profissão de mecânico, bem como a oportunidade de preparação para o mercado de trabalho.

Um dos propósitos deste projeto é realizar a integração entre comunidade e universidade. Isso acontece, por exemplo, no processo de seleção dos alunos, que são indicados por oficinas mecânicas ou concessionárias de veículos.

A necessidade da oferta do curso se deu após um levantamento realizado com empresários do setor em 2008, que constatou a baixa demanda de mecânicos qualificados no mercado regional. Desde então, o curso entrou em fase de elaboração, e o projeto foi lançado em março deste ano.

O curso foi divulgado junto aos empresários da área, os quais indicaram alguns de seus funcionários, que em sua maioria não tinham nenhum curso de mecânica.

O curso é gratuito, tem duração de um mês, e até o final do ano serão formadas mais duas turmas, cerca de 90 alunos.

Integrantes da Mesa - Formatura da 1ª Turma do Curso de Manutenção Automotiva