Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Cursos de Mestrado

200 candidatos concorrem às 65 vagas oferecidas nos três cursos de Mestrado do Campus Pato Branco

Transcorrido o período de inscrições aos três programas de mestrado oferecidos pelo Campus Pato Branco, foram homologadas, no total, 200 inscrições.

O período de inscrições, que iniciou no dia 1º de setembro, encerrou no dia 08 de outubro para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), e no dia 05 de novembro para os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e em Agronomia (PPGAG).

Os cursos são gratuitos e reconhecidos pela Capes, com entrada anual de novos alunos e têm duração de dois anos. No primeiro ano são ministradas as disciplinas e, no segundo ano, os trabalhos são destinados à elaboração de projetos de pesquisa e dissertações.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR

O curso, que na escala da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, recebeu conceito 3, está ofertando 24 vagas, sendo que 22 são no âmbito do Edital específico da UTFPR, e duas para alunos estrangeiros, no âmbito do Programa PEC-PG (CNPq, CAPES e Ministério das Relações Exteriores).

De acordo com o Coordenador do PPGDR, Professor Edival Teixeira, “tivemos inscrições de candidatos de vários estados do Brasil, inclusive de dois candidatos estrangeiros, oriundos de Guiné Bissau e Moçambique, totalizando 115 candidaturas para o processo seletivo 2010/2011”.

O processo de seleção do curso é dividido em três etapas: análise da proposta de pesquisa do candidato; prova dissertativa e análise do currículo, juntamente com entrevista, na qual o candidato deverá argumentar sobre sua proposta de pesquisa.

Teixeira relata: “No processo seletivo deste ano as exigências aos candidatos foram significativamente aumentadas em relação ao processo anterior. A demanda atual está bem qualificada e, em geral, com propostas mais claramente aderentes às linhas de pesquisa do mestrado em Desenvolvimento Regional. Para o Programa esta situação é ótima, pois as perspectivas projetam a seleção de uma turma muito produtiva, como vem sendo a turma 2010”.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 15 de dezembro. As aulas terão início em 28 de fevereiro de 2011.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE

O PPGEE, com área de concentração em Sistemas e Processamento de Energia, totalizou 18 candidatos inscritos. Serão ofertadas 10 vagas e o processo seletivo será feito em duas etapas: análise do coeficiente de rendimento da graduação e do Currículo Lattes, e defesa do plano de trabalho.

O coordenador do PPGEE, Professor Rafael Cardoso, destaca as características do mestrado, “o curso fornece uma forte base teórica em diversas áreas relacionadas à sua área de concentração, bem como possibilita a aplicação prática destes conceitos em seus laboratórios”.

O resultado final será divulgado a partir de 10 de dezembro. As aulas iniciarão no dia 28 de fevereiro de 2011.

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGAG

O PPGAG totalizou 67 inscritos para o Processo Seletivo de Turma 2011. Serão ofertadas 31 vagas, e o candidato passará por duas etapas no processo de seleção. A primeira envolve a análise do coeficiente de rendimento de graduação e análise do Currículo Lattes. Depois de selecionado, o candidato passará para a segunda etapa, onde realizará uma prova escrita.

Segundo o Coordenador do PPGAG, Professor Idemir Citadin, o curso evoluiu no conceito na avaliação trienal da CAPES, de 3 para 4, “o que credencia o PPGAG a encaminhar à CAPES o projeto de doutorado e, sendo aceito, será o primeiro nessa categoria na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul

A demanda pelo PPGAG vem crescendo anualmente, o que demonstra, na opinião do coordenador, um reflexo do trabalho sério que vem sendo desenvolvido, tanto pelo corpo docente, como pelo discente, que em suas dissertações desenvolvem e adaptam tecnologias para solucionar problemas regionais. “Os artigos produzidos pelos acadêmicos do PPGAG têm sido aceitos em revistas de nacionais e internacionais, fato que comprova a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo”, relata Citadin.

A relação definitiva dos aprovados será divulgada a partir do dia 10 de dezembro. As aulas iniciarão em março de 2011.

Mais informações e a relação das inscrições homologadas podem ser conferidas na página dos Programas de Pós-Graduação: http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/diretorias/dippg/pos-graduacao/mestrados