Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Cursos de Mestrado

200 candidatos concorrem às 65 vagas oferecidas nos três cursos de Mestrado do Campus Pato Branco

Transcorrido o período de inscrições aos três programas de mestrado oferecidos pelo Campus Pato Branco, foram homologadas, no total, 200 inscrições.

O período de inscrições, que iniciou no dia 1º de setembro, encerrou no dia 08 de outubro para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), e no dia 05 de novembro para os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e em Agronomia (PPGAG).

Os cursos são gratuitos e reconhecidos pela Capes, com entrada anual de novos alunos e têm duração de dois anos. No primeiro ano são ministradas as disciplinas e, no segundo ano, os trabalhos são destinados à elaboração de projetos de pesquisa e dissertações.

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR

O curso, que na escala da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, recebeu conceito 3, está ofertando 24 vagas, sendo que 22 são no âmbito do Edital específico da UTFPR, e duas para alunos estrangeiros, no âmbito do Programa PEC-PG (CNPq, CAPES e Ministério das Relações Exteriores).

De acordo com o Coordenador do PPGDR, Professor Edival Teixeira, “tivemos inscrições de candidatos de vários estados do Brasil, inclusive de dois candidatos estrangeiros, oriundos de Guiné Bissau e Moçambique, totalizando 115 candidaturas para o processo seletivo 2010/2011”.

O processo de seleção do curso é dividido em três etapas: análise da proposta de pesquisa do candidato; prova dissertativa e análise do currículo, juntamente com entrevista, na qual o candidato deverá argumentar sobre sua proposta de pesquisa.

Teixeira relata: “No processo seletivo deste ano as exigências aos candidatos foram significativamente aumentadas em relação ao processo anterior. A demanda atual está bem qualificada e, em geral, com propostas mais claramente aderentes às linhas de pesquisa do mestrado em Desenvolvimento Regional. Para o Programa esta situação é ótima, pois as perspectivas projetam a seleção de uma turma muito produtiva, como vem sendo a turma 2010”.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 15 de dezembro. As aulas terão início em 28 de fevereiro de 2011.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE

O PPGEE, com área de concentração em Sistemas e Processamento de Energia, totalizou 18 candidatos inscritos. Serão ofertadas 10 vagas e o processo seletivo será feito em duas etapas: análise do coeficiente de rendimento da graduação e do Currículo Lattes, e defesa do plano de trabalho.

O coordenador do PPGEE, Professor Rafael Cardoso, destaca as características do mestrado, “o curso fornece uma forte base teórica em diversas áreas relacionadas à sua área de concentração, bem como possibilita a aplicação prática destes conceitos em seus laboratórios”.

O resultado final será divulgado a partir de 10 de dezembro. As aulas iniciarão no dia 28 de fevereiro de 2011.

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - PPGAG

O PPGAG totalizou 67 inscritos para o Processo Seletivo de Turma 2011. Serão ofertadas 31 vagas, e o candidato passará por duas etapas no processo de seleção. A primeira envolve a análise do coeficiente de rendimento de graduação e análise do Currículo Lattes. Depois de selecionado, o candidato passará para a segunda etapa, onde realizará uma prova escrita.

Segundo o Coordenador do PPGAG, Professor Idemir Citadin, o curso evoluiu no conceito na avaliação trienal da CAPES, de 3 para 4, “o que credencia o PPGAG a encaminhar à CAPES o projeto de doutorado e, sendo aceito, será o primeiro nessa categoria na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul

A demanda pelo PPGAG vem crescendo anualmente, o que demonstra, na opinião do coordenador, um reflexo do trabalho sério que vem sendo desenvolvido, tanto pelo corpo docente, como pelo discente, que em suas dissertações desenvolvem e adaptam tecnologias para solucionar problemas regionais. “Os artigos produzidos pelos acadêmicos do PPGAG têm sido aceitos em revistas de nacionais e internacionais, fato que comprova a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo”, relata Citadin.

A relação definitiva dos aprovados será divulgada a partir do dia 10 de dezembro. As aulas iniciarão em março de 2011.

Mais informações e a relação das inscrições homologadas podem ser conferidas na página dos Programas de Pós-Graduação: http://www.utfpr.edu.br/patobranco/estrutura-universitaria/diretorias/dippg/pos-graduacao/mestrados