Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Departamento de Educação realiza reunião com alunos contemplados pelo Programa Bolsa-Permanência

Conforme previsto no Edital, foi divulgada no dia 30 de agosto, a relação dos estudantes selecionados na 1ª chamada do Programa Bolsa-Permanência do Campus Pato Branco, para o segundo semestre de 2010. Com o objetivo de passar informações sobre o programa, foi realizada, no dia 31 de agosto, uma reunião com os estudantes contemplados. De acordo com a Assistente Social do Campus, Ivana Aparecida Weissbach Moreira, a reunião é um encontro no qual “busca-se incentivar os alunos a valorizar a bolsa, orientando sobre a importância do auxílio. Porque o programa vai além da ajuda financeira, ele evita a evasão e possibilita ao aluno a permanência na Universidade”.

Dificuldades do processo

As inscrições para o Programa Bolsa-Permanência foram encerradas no dia 24 de agosto, e totalizou 210 inscritos. Porém, o que se observou foi uma grande demanda de alunos nos últimos dias. Relatou a Assistente Social que “os alunos tiveram dificuldades em cumprir os prazos e trazer os documentos a tempo. Essa assistência é uma conquista da comunidade acadêmica de todo o Brasil, e essa falta de cuidado representa abrir mão desse direito. É um prejuízo de toda a comunidade”.

Para as próximas seleções do programa, ela adianta: “estamos pensando em uma forma diferenciada de seleção para os próximos semestres, para agilizar e para que mais alunos possam ser contemplados. O nosso objetivo é o de ajudar os alunos”.

O Programa

O Programa Bolsa-Permanência deriva do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES do Ministério da Educação, e beneficia financeiramente estudantes da rede pública de ensino, visando sua a permanência na Instituição e a redução dos índices de evasão, decorrentes de dificuldade de ordem socioeconômica.

O Edital e a concessão do Bolsa-Permanência é realizado semestralmente, onde é estabelecido as condições para a participação e critérios de seleção dos estudantes interessados.

Para participar do programa o participante deve atender a requisitos como: possuir renda familiar per capita não excedente a 1,5 salários mínimos nacional; estar matriculado em curso presencial regular da UTFPR; não estar cursando apenas Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso e/ou Atividade Complementar e apresentar a documentação necessária, contida no edital.