Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Divulgado o resultado do ENADE 2009

Divulgado o resultado do ENADE 2009

Cursos do Campus Pato Branco recebem excelentes conceitos

O desempenho que cada acadêmico exerce dentro de uma instituição de ensino é medido através de notas, algumas vezes altas, outras nem tanto e, mesmo assim, com o passar do tempo acabam sendo esquecidas, pois não são registradas no diploma, ao contrário da nota obtida no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, que é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, e condição prévia à conclusão de curso de graduação, expedição e respectivo registro do diploma, que fará parte de toda a carreira profissional do egresso.

O Enade é parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que compreende três instrumentos: a Avaliação das Instituições, dos Cursos e dos Estudantes. Estas avaliações geram um conceito para a instituição, medido com notas de 0 a 5.

O Enade avalia o desempenho dos estudantes com relação a três quesitos: aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional;  e ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.

Dos cursos em andamento no Campus Pato Branco, o Enade 2009 avaliou os acadêmicos ingressantes e os concluintes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, cujos resultados foram divulgados no dia 19 de novembro, deste ano de 2010.

O Curso de Ciências Contábeis manteve o conceito 5 e, na opinião do professor Antonio Cecílio Silvério, Coordenador do Curso Superior de Ciências Contábeis, “quem mais tem a ganhar com um conceito máximo, em primeiro lugar, são os próprios  alunos, porque esse conceito vai fazer parte de seus diplomas e currículos que será apresentado e exposto no mercado de trabalho. O Curso de Ciências Contábeis e a Universidade, também têm muito a ganhar, pois, dá credibilidade diante a sociedade.”

O Curso de Administração, também avaliado, obteve conceito 4. Para a professora Ivete Inês Pastro, Coordenadora do Curso, “a obtenção do conceito 4 no ENADE, representa uma conquista, onde a gradativa qualificação e titulação do corpo docente têm contribuído de maneira ímpar. É, portanto, um reconhecimento da dedicação e competência de nossos professores. Para o município de Pato Branco e região, o conceito 4 no ENADE significa que temos, aqui, profissionais que estão sendo formados sob padrões de qualidade que se igualam e, em muitos casos, superam cursos vinculados à Instituições de Ensino de grandes centros. Neste sentido, o ganho é indiscutível para todas as organizações onde nossos acadêmicos e egressos atuam. Esse reconhecimento deve vir, também, da classe empresarial, uma vez que podem contar com profissionais de Administração, cuja formação se iguala aos melhores cursos da área, no Brasil.”

No Enade 2010, apenas os acadêmicos do Curso de Agronomia participaram do processo. A prova foi realizada no último domingo, dia 21 de novembro de 2010 e o resultado será divulgado no próximo ano.