Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Doação de Sangue

Foram coletadas 112 bolsas de sangue e efetuado o cadastro de 42 novos doadores de medula óssea

Mais uma vez a comunidade acadêmica se mostrou solidária e disposta a, literalmente, doar o sangue, por uma boa causa.

A UTFPR, através do Programa Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos - CIMCO, que busca disseminar conhecimentos de cidadania, educação e saúde, juntamente com o Hemocentro de Pato Branco, movimentou o campus, na terça-feira, 17 de agosto, realizando a coleta de 112 bolsas de sangue e o cadastro de 42 novos doadores de medula óssea. “Ficamos muito contentes com a grande participação e agradecemos a cada um”, disse Maria de Fátima Assunção, Coordenadora do CIMCO, no Campus.

O Hemocentro de Pato Branco atende às demandas de sangue procedentes dos 21 municípios integrantes da 7ª Regional de Saúde e necessita manter diariamente seu estoque, assim, a equipe tem se deslocado para facilitar ainda mais aos interessados em fazer a doação.

Na oportunidade, profissionais do Hemocentro, também efetuaram o cadastramento de doadores de medula óssea, no programa de Registros Nacional de Doadores de Medula Óssea - REDOME, o qual é feito através de uma coleta de amostra de sangue com 5ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Para Ivana Weissbach Moreira, Assistente Social do Campus Pato Branco, “a universidade tem como dever contribuir com a sociedade, despertando nos acadêmicos a importância das ações humanitárias para que estes exerçam sua cidadania”.

Ações do documento