Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 Em reunião com servidores, reitor apresenta avanços da UTFPR em 2010 e perspectivas para 2011

O reitor Carlos Eduardo Cantarelli reuniu-se hoje com servidores da Reitoria e dos campi da UTFPR para apresentar uma retrospectiva das ações realizadas pela instituição durante o ano de 2010. A apresentação aconteceu no miniauditório do Campus Curitiba e foi transmitida via videoconferência para os demais campi. Dentre os principais avanços, a realização de maior destaque foi a aprovação do projeto do 12º campus da Universidade, em Guarapuava, que funcionará a partir do primeiro semestre de 2011.

Em 2010, a UTFPR também abriu dez novos cursos – nove engenharias e um bacharelado – previstos pelo projeto institucional do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Também pelo Reuni, a Universidade recebeu investimentos de R$ 34,6 milhões para obras e R$ 12,8 milhões para equipamentos e contratou 219 novos servidores (151 professores e 68 técnicos-administrativos).

Houve crescimento também na área de pós-graduação. A Universidade implantou quatro novos programas de pós-graduação em 2010 e aprovou outros seis programas, que iniciarão suas atividades em 2011. Além disso, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), quatro programas melhoraram seus conceitos.

As ações da UTFPR implementadas em 2010, porém, não param por aí. A relação completa das principais realizações da Universidade Tecnológica, por pró-reitoria, diretoria de gestão e campus, pode ser encontrada no portal da Instituição.

2011

Durante a apresentação, Cantarelli também falou sobre as perspectivas para o próximo ano. Já no primeiro semestre, terão início os cursos de Licenciatura em Matemática, em Cornélio Procópio e Curitiba, Licenciatura em Química, em Campo Mourão e Apucarana, e Tecnologia em Sistemas para Internet e Engenharia Mecânica, no Campus Guarapuava. A partir do segundo semestre, também poderão ser iniciados os cursos de Administração, em Curitiba, Licenciatura em Ciências Biológicas, em Dois Vizinhos, Ciência da Computação, em Medianeira, Licenciatura em Informática, em Francisco Beltrão, Licenciatura em Matemática, em Toledo, e Licenciatura em Química, em Londrina.

Para 2011, também há previsão de que a UTFPR inaugure 23 das 40 obras previstas no projeto Reuni. Ao todo, estarão disponíveis aproximadamente 53 mil metros quadrados de área.

A UTFPR deve ainda empossar, no mês de março, os membros dos quatro novos conselhos deliberativos especializados, eleitos em novembro. Os conselhos de Graduação e Educação Profissional, Pesquisa e Pós-Graduação, Planejamento e Administração e Relações Empresariais e Comunitárias começarão a funcionar no primeiro semestre de 2011. Também no próximo ano, a comissão executiva responsável por elaborar as propostas das legislações complementares ao Estatuto da UTFPR finalizará seus trabalhos com os regulamentos dos três fóruns consultivos (Desenvolvimento da UTFPR, Executivos dos Municípios e Empresarial e Comunitário).

Ao fim da apresentação, Cantarelli passou a palavra aos 12 diretores-gerais dos campi, que, assim como o reitor, desejaram aos presentes feliz Natal e um 2011 próspero. “2010 foi um ano que permitiu indicadores muito bons, não só para a Universidade, mas na área da educação em todo o país. Agora só temos que agradecer toda a equipe de servidores da Reitoria e dos campi da UTFPR. Espero que no fim do próximo ano possamos nos encontrar novamente para comemorar mais realizações e bons resultados e, acima de tudo, celebrar nossa amizade”, disse Cantarelli.

O vice-reitor, Paulo Osmar Dias Barbosa, também falou aos servidores presentes. “Estamos encerrando o ano de maneira bastante produtiva. Muitos de nós não nos damos conta no dia-a-dia do quanto a universidade está crescendo. Por isso, este momento é importante, para que possamos parar algumas horas e refletir. Precisamos agradecer aos servidores, pois estes resultados são fruto do desempenho de todos. Com certeza, em 2011 os resultados serão ainda melhores”, complementou Paulo Barbosa, desejando ótimas festas.