Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

ExpoUT 2010

Atividades diversificadas do evento estão atraindo a comunidade ao Campus Pato Branco
ExpoUT 2010

Público interagindo durante a Palestra "O poder que você exerce sobre as pessoas", ministrada por João Carlos Oliveira

O primeiro dia da ExpoUT foi marcado pela grande movimentação de estudantes das escolas municipais e estaduais, alunos da UTFPR, bem como da comunidade em geral de Pato Branco e região.

Aproveitando a programação diversificada, a Professora de Ciências e Biologia, da Escola Estadual Presidente Artur da Costa e Silva, de Mariópolis, Marilene Mafioletti Debona, prestigiou diversas atividades durante todo o dia. Ao perguntarmos sobre como inteirou-se da realização da ExpoUT, informou que buscou as informações sobre cursos de capacitação na internet e se inscreveu nas atividades de seu interesse, e que lhe servirão, também, para deduzir como “Inserção Acadêmica”. Uma das atividades em que participou foi o Minicurso “Mecânica Automotiva para Mulheres”.

Durante o dia, houve a mostra da Feira de Profissões, Feira de Empresas e Negócios, campeonato de xadrez, mostra cultural e artística, sessão de cinema, show musical, apresentação de 10 minicursos e a palestra com o tema “O que é isto: a Bioética?”, ministrada pelo médico e mestre em Filosofia, Carlos Frederico Almeida Rodrigues.

A abertura oficial do evento foi realizada à noite, e contou com o anfiteatro lotado. Após a abertura, o público prestigiou o renomado palestrante da noite, João Carlos de Oliveira, que ministrou sobre o tema “O poder que você exerce sobre as pessoas”. Com uma dose de irreverência e frases motivacionais como: “Eu posso! Eu consigo! Eu tenho o poder!”, “Seja você mesmo, não tenha medo de ser!”, João Carlos, objetivou promover e desenvolver auto-confiança ao público presente.

Feira de Profissões

A Feira de Profissões que está acontecendo durante toda a programação, tem como objetivo apresentar os cursos ofertados, abrangendo a estrutura curricular, a infra-estrutura de ensino e pesquisa e as práticas laboratoriais envolvidas em cada um deles.

Um exemplo do que está sendo exposto à comunidade, é o estande do Curso de Engenharia Civil. Idealizado pelos alunos do 7º período do Curso de Engenharia Civil, Maurício Grando e Elis Regina Zollet, sob a orientação da Professora Andrea Sartori Jabur, o projeto desenvolvido no Laboratório de Hidráulica e em sintonia com o tema do evento, sustentabilidade, consiste em uma minicisterna para a coleta de água pluvial, conforme explica Maurício Grando: “a ideia do projeto de aproveitamento de água pluvial das galerias públicas e residências, é para fim não potável, ou seja, a água coletada pode ser utilizada na rega de jardins, lavagem de calçadas e carros. Desse modo, além de reduzir o consumo de água, pode-se contribuir com o meio ambiente”. O acadêmico ressalta ainda a viabilidade da minicisterna e o seu baixo custo.

Além disso, há a manta térmica, feita com embalagens longa vida. O projeto faz uso do alumínio presente nas embalagens como refletor de calor, para a melhoria de conforto térmico nas edificações. A pesquisa está em fase inicial com apenas a montagem das mantas, e futuramente, serão feitos testes para verificar a resistência da manta (vida útil) e seu poder de isolante térmico.

Segundo dia da ExpoUT

Os participantes do segundo dia do evento, 21, puderam contemplar logo cedo, a apresentação circense Invasão das Cores, da Escola Municipal de Artes de Pato Branco. Ao longo desta quinta-feira serão realizados 12 minicursos. Às 19 horas, no ginásio de esportes, haverá apresentação dos dez finalistas do UTFPR In Concert Festival, promovido pelo Programa Tutorial de Educação - PET, do Curso de Agronomia. Às 19h30min, haverá apresentação da comédia musical Tribobó City, do Grupo de Teatro Atlas Patoarte, Fundação Prosdócimo Guerra.

Último dia

O último dia do evento, 22, contemplará a realização de dois minicursos; sessão de cinema e apresentação do Coral do Instituto Prosdócimo Guerra, no Ginásio de Esportes. Às 10 horas, no Anfiteatro, haverá palestra com o tema “Gerencie sua Vida”, ministrada por Willians Roberto Costa, que sintetiza: “não há barreiras para aqueles que sabem onde querem chegar e têm claro seu objetivo de vida. A grande diferença entre as pessoas que alcançam seus alvos e as que não passam de meras sonhadoras está na disciplina aplicada ao pensar, acreditar e persistir”.

Para conferir mais imagens do evento e a programação completa da ExpoUT 2010, acesse o site: www.pb.utfpr.edu.br/expout

João Carlos de Oliveira, palestrante da EXPOUT, em 20-102010. Tema da Palestra: O Poder que você exerce sobre as Pessoas

Minicurso - A contribuição da UTFPR para a inovação do Brasil, Instrutora Vanessa Ishikawa Rasoto

Minicurso - Características, usos e aplicações do bambu, Prof. Fabiano Ostapiv