Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

ExpoUT 2010

Três dias de programação e efetiva interação com a comunidade marcou a semana
ExpoUT 2010

Entrada UTFPR

Entre os dias 20, 21 e 22 de outubro, a UTFPR realizou simultaneamente nos 11 Campi, a ExpoUT 2010, com o tema “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”.

Em Pato Branco, a primeira atividade da programação do evento ocorreu no dia 18, com a apresentação do Grupo Batucação, projeto da Ação Social da Prefeitura Municipal de Pato Branco. A abertura oficial do evento foi realizada na noite do dia 20.

Durante os três dias do evento, cerca de dois mil visitantes estiveram na Universidade e conheceram as Feiras de Profissões e de Empresas e Negócios e prestigiaram shows musicais, sessões de cinema e a mostra artística, cultural e de extensão. Os minicursos ofertados capacitaram cerca de 370 pessoas, além do público que lotou o anfiteatro durante as palestras.  O evento esportivo, Campeonato de Xadrez, contou com a participação de 18 competidores.

Mostra artística, cultural e de extensão

As atividades que integraram as mostras foram: peça teatral “De Todos os Ângulos – DST, HIV e AIDS”, da Instituição COAS; Show Musical - Q’Show;  sessões de cinema;  arte circense - Invasão das Cores, da Escola Municipal de Artes; Comédia Musical Tribobó City, apresentado pelo Grupo de Teatro Atlas Patoarte; e apresentação do coral do Instituto Prosdócimo Guerra. Os dez finalistas do UTFPR In Concert Festival, promovido pelo Programa Tutorial de Educação - PET, do Curso de Agronomia, apresentaram-se na segunda noite do evento, dia 21.

Quem passava pelo hall do bloco B pode conferir a exposição de telas, feitas por artistas da UTFPR.

Visita dos alunos na Feira de Profissões

Pelos corredores do Campus foi possível presenciar a curiosidade estampada no olhar daqueles que ainda estão em idade escolar e que sonham em entrar na faculdade.  Essa foi uma das possibilidades proporcionadas pela ExpoUT, que durante três dias,  recebeu mais de 1.000 alunos de escolas da rede pública e privada de Pato Branco e região, que conheceram as dependências do Campus.

Além disso, os alunos puderam conhecer os cursos ofertados, através da Feira de Profissões, realizada no Ginásio de Esportes, onde professores e alunos trabalharam juntos a fim de apresentar as particularidades de cada curso, esclarecendo dúvidas relacionadas aos mesmos e o que oferecem em sua grade curricular.

A professora da Escola Cristo Rei, Maria Schuster, comentou que essa oportunidade oferecida para os alunos é muito interessante, “a grande maioria não definiu ainda o que pretende fazer no futuro. Assim, poder ter contato com os cursos, é de grande valor”. Um de seus alunos aproveitou para falar o que lhe agradou na visita: “Gostei muito de poder conhecer a UTFPR, o estande do curso de Química é muito legal! A gente participou de uma experiência”, disse João Paulo Ferreira, aluno da 7ª série da Escola Cristo Rei.

Estiveram expostos alguns projetos de destaque, desenvolvidos por alunos e professores do campus. Um exemplo foi o estande do Curso de Engenharia Civil. Idealizado pelos alunos do 7º período do Curso de Engenharia Civil, Maurício Grando e Elis Regina Zollet, sob a orientação da Professora Andrea Sartori Jabur, o projeto desenvolvido no Laboratório de Hidráulica e em sintonia com o tema do evento, sustentabilidade, consiste em uma minicisterna para a coleta de água pluvial, conforme explica Maurício Grando: “a ideia do projeto de aproveitamento de água pluvial das galerias públicas e residências, é para fim não potável, ou seja, a água coletada pode ser utilizada na rega de jardins, lavagem de calçadas e carros. Desse modo, além de reduzir o consumo de água, pode-se contribuir com o meio ambiente”. O acadêmico ressalta ainda a viabilidade da minicisterna e o seu baixo custo.

Palestras

A primeira palestra da ExpoUT, realizada dia 20, contou com o anfiteatro lotado. O público prestigiou o renomado palestrante, João Carlos de Oliveira, que ministrou sobre o tema “O poder que você exerce sobre as pessoas”. Com uma dose de irreverência e frases motivacionais como: “Eu posso! Eu consigo! Eu tenho o poder!”, “Seja você mesmo, não tenha medo de ser!”, João Carlos, objetivou promover e desenvolver autoconfiança ao público presente.

Na manhã do dia 22, o professor Willian Roberto Costa, esteve palestrando sobre o projeto “Gerencie sua vida”, incentivando aos presentes a terem fé em si, a serem fiéis com os seus projetos de vida, estar bem consigo mesmo, vivendo o presente e não se martirizando com o passado e tendo medo do futuro, lembrar de plantar o bem para colher o bem.

Minicursos

Com a participação de aproximadamente 370 inscritos, no primeiro dia do evento, foram ministrados os seguintes minicursos: Primeiros Socorros; Mobilidade Acadêmica e Intercâmbio; Mecânica de Automóveis para Mulheres; Manipulação de GPS Garmin e Trex Legend; Formatação de Trabalhos Acadêmicos Utilizando Software Livre; Como conquistar o seu espaço; e Introdução para Observação do Céu.

No segundo dia, 21, houve os minicursos: Características, Usos e Aplicações do Bambu; A Contribuição da UTFPR para a Inovação no Brasil; Flash CS14; Live Movie Maker; Domissanitários - Produção de Materiais de Limpeza; Construção Artesanal de Coletor Solar de Baixo Custo; e Noções do Sistema Operacional Linux, além da continuação de alguns minicursos.

No terceiro, e último dia, foram realizados os minicursos: Domissanitário - Produção de Materiais de Limpeza e Mobilidade Acadêmica e Intercâmbio.

Para conferir as imagens dos melhores momentos do evento, acesse o site: www.pb.utfpr.edu.br/expout