Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 GEAstro visita Polo Astronômico

GEAstro visita Polo Astronômico

Um dos poucos complexos no mundo a reunir, de forma totalmente integrada, planetário e observatório astronômico

“Ao infinito e além!”, era a fala de um personagem de desenho animado que transmite bem, nesse momento, o quão longe o Grupo de Estudos em Astronomia -  GEAstro, do Campus Pato Branco, busca chegar.

Recentemente, o grupo teve a oportunidade de conhecer o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, situado no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na cidade de Foz de Iguaçu. O Polo é um dos poucos complexos no mundo a reunir, de forma totalmente integrada, planetário e observatório astronômico.

Além de visitação técnica, foi dado início a uma negociação com o intuito de firmar parcerias em pesquisas e estabelecer convênio para Bolsas de Iniciação Científica. A Coordenadora do GEAstro, Professora Clementina Vergínia Andreolla, estima que se as negociações evoluírem e se efetivarem, entrarão em vigor a partir do 1º semestre de 2011. Para ela, a visita foi muito produtiva, proveitosa, e está contente com os resultados, pois oportunizarão novos estudos nesta área.

 

GEAstro:

O grupo deu seus primeiros passos há 15 anos, com a iniciativa dos professores do Campus, Sergio Luiz Masutti e Luciara Indrusiak Weiss, que tiveram um projeto selecionado pelo CNPq. Com os recursos recebidos, compraram os primeiros 2 Telescópios do Campus Pato Branco, fundando este Grupo de Estudos.

Atualmente, o grupo conta com doze membros, é coordenado pela Professora Clementina Vergínia Andreolla, especialista na área, e se prepara para novas e desafiadoras conquistas e atividades. O Grupo possui 5 telescópios em seu acervo, sendo dois de alta definição, que são utilizados em atividades acadêmicas,  e em eventos esporádicos, direcionados ao público interno e externo ao Campus.

Este ano, durante a EXPOUT que será realizada em outubro, o grupo ministrará um Minicurso com o tema: Introdução a Observação do Céu, além de proporcionar aos participantes, caso haja condições climáticas, a efetiva observação.

 

Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho

O Parque Tecnológico Itaipu - PTI foi criado para ser um gerador de emprego e renda, oferecendo infra-estrutura física e tecnológica, suporte operacional e capacitação para o desenvolvimento de empresas com produtos e serviços inovadores. Mantém diversas parcerias, na área ambiental, em pesquisas científicas, turismo sustentável, produção de conhecimento e qualidade de vida. Também é um centro de referência em estudos para um dos maiores bens da humanidade neste início de século 21, a água. O PTI é parceiro do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO.

Instalado no PTI, o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho é um dos pouco complexos no mundo a reunir, de forma totalmente integrada, planetário e observatório astronômico. Trata-se de um novo atrativo turístico e educacional de Foz do Iguaçu.

O Pólo permite aos visitantes contemplar um céu virtual, projetado numa cúpula de 11 metros de diâmetro e 8 metros de altura. Essa projeção simula a visão de um observador em qualquer latitude do planeta Terra e o céu projetado pode ser do passado, do presente ou do futuro.
Já no observatório, que possui uma cúpula de 6 metros de diâmetro, os visitantes podem observar, por meio de quatro telescópios com excelente poder de resolução, a Lua, os planetas e aglomerados estelares e algumas galáxias.

Ações do documento