Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 I Semana Acadêmica de Agrimensura

I Semana Acadêmica de Agrimensura

De 17 a 19/11, em debate, Aplicações e Demanda da Agrimensura na Sociedade

A Coordenação do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura da UTFPR - Campus Pato Branco estará realizando no período de 17 a 19 de novembro, a I Semana Acadêmica de Agrimensura, com o tema “Aplicações e Demanda da Agrimensura na Sociedade”.

A iniciativa visa discutir as aplicações e a demanda por Agrimensura na sociedade, bem como oportunizar o encontro dos alunos do curso com profissionais e demais interessados na área, facilitando a troca de informações. O evento terá natureza técnico-científica e pretende abranger as regiões de procedência dos alunos -  Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina -  nas quais desenvolveram as atividades que geraram os trabalhos a serem apresentados.

A abertura do evento será realizada na manhã do dia 17 e contará com as palestras: Atribuições Profissionais do Técnico em Agrimensura, com o Engenheiro Civil Marcio Gamba; Levantamentos Geodésicos para Regularização Fundiária, com o Engenheiro Civil Carlos Roberto Fernandes Pinto.

Para o segundo dia do evento, 18, estão programadas as palestras: Automação Topográfica e Novas Tecnologias e Automação para Georreferenciamentos, com o Engenheiro Cartográfico Guilherme Scheffer de Oliveira e o minicurso “Scilab - Aplicações Matemáticas”, com o Prof. Aureo Quintas Garcia.

No dia 19 de novembro, haverá apresentação das palestras: Georreferenciamento de Imóveis Rurais, com o Engenheiro Cartográfico Fabio Pagliosa Ulkowski; Procedimentos Topográficos no Georreferenciamento, com o Engenheiro Cartográfico José Antonio Teixeira de Oliveira Filho e o minicurso “Identificação e delimitação de APP”, com a Engenheira Cartográfica Benice Folador. Durante os três dias do evento serão realizadas as apresentações das produções científicas realizadas pelos alunos durante o curso.

As inscrições deverão ser realizadas pessoalmente, na Sala N-105, das 9 horas às 11 horas e das 14 horas às 17 horas, enquanto houver vagas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3220-2628, ou através do site: http://www.pb.utfpr.edu.br/semanadeagrimensura

O Curso

O Curso de Técnico em Agrimensura, na área de Geomática, foi criado com o intuito de formar profissionais capazes de atender as necessidades de empresas públicas ou privadas que, de diferentes maneiras, utilizam ou precisam utilizar mapas, plantas e cartas digitais em diversos campos como: projetos de rodovias, ferrovias, irrigação; operações de redes de utilidade (água, esgoto, telefonia, gás); em análises espaciais ambientais que compreendem as atividades de produção, aquisição e armazenagem, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o ambiente e com recursos terrestres.

As atividades do curso incluem levantamento e mapeamento, integrando elementos como topografia, cartografia, geodésia, fotogrametria, agrimensura com as novas tecnologias e os novos campos da aplicação, como sensoriamento remoto, mapeamento digital, os sistemas de informações geográficas e os sistemas de posicionamento por satélite - GPS.