Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 I Semana Acadêmica de Agrimensura

I Semana Acadêmica de Agrimensura

Palestras e apresentações de trabalhos marcam o início do evento
I Semana Acadêmica de Agrimensura

Palestra da I Semana Acadêmica de Agrimensura - 17-11-2010

A Coordenação do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura da UTFPR - Campus Pato Branco está realizando a I Semana Acadêmica de Agrimensura, com o tema “Aplicações e Demanda da Agrimensura na Sociedade”.

A abertura oficial do evento foi realizada ontem, 17 de novembro, às 7h45min, no Anfiteatro, e logo após contou com as palestras: Atribuições Profissionais do Técnico em Agrimensura, com o Engenheiro Civil Marcio Gamba; e Levantamentos Geodésicos para Regularização Fundiária, com o Engenheiro Civil Carlos Roberto Fernandes Pinto.

Além disso, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso: Criação de Parques Ambientais no Sudoeste do Paraná; Programas Públicos de Habitação no Paraná; Potencialidades Turísticas do Sudoeste do Paraná e Desmatamento na Área do Assentamento do Município de Honório Serpa.

O evento visa discutir as aplicações e a demanda por Agrimensura na sociedade, bem como oportunizar o encontro dos alunos do curso com profissionais e demais interessados na área, facilitando a troca de informações. A Semana Acadêmica tem natureza técnico-científica e abrange as regiões de procedência dos alunos - Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina - nas quais desenvolveram as atividades que geraram os trabalhos que estão sendo apresentados.

Programação da semana

Logo pela manhã, as atividades do segundo dia da semana acadêmica, 18 de novembro, movimentaram o Anfiteatro, com a palestra Automação Topográfica e Novas Tecnologias e Automação para Georreferenciamentos, ministrada pelo Engenheiro Cartográfico Guilherme Scheffer de Oliveira. À tarde, o Prof. Áureo Quintas Garcia, ministrou o minicurso “Scilab - Aplicações Matemáticas”.

As apresentações dos trabalhos elaborados pelos alunos, também continuaram: Nível Digital - Nivelamento Geométrico entre RRNN; Função do Técnico em Agrimensura em Loteamentos; Impacto do SIRGAS nos Levantamentos e Integração de GPS e Topografia. Os dois últimos são Trabalhos de Conclusão de Curso.

Para o último dia do evento, 19 de novembro, haverá apresentação das palestras: Georreferenciamento de Imóveis Rurais, com o Engenheiro Cartográfico Fabio Pagliosa Ulkowski; Procedimentos Topográficos no Georreferenciamento, com o Engenheiro Cartográfico José Antonio Teixeira de Oliveira Filho e o minicurso “Identificação e delimitação de APP”, com a Engenheira Cartográfica Benice Folador.

Os alunos apresentarão os seguintes trabalhos: Aplicação de GPS na Geofísica Espacial; Imagens Orbitais de Média Resolução Aplicadas ao Estudo da Vegetação na Região Urbana de Pato Branco no período de 2005 a 2008; Análise do Padrão de Exatidão Cartográfica do Google Earth na região de Pato Branco, e Imagens CBERS Aplicadas à Analise da Mata Ciliar. Este último corresponde ao TCC.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3220-2628, ou através do site: http://www.pb.utfpr.edu.br/semanadeagrimensura

O Curso

O Curso de Técnico em Agrimensura, na área de Geomática, foi criado com o intuito de formar profissionais capazes de atender as necessidades de empresas públicas ou privadas que, de diferentes maneiras, utilizam ou precisam utilizar mapas, plantas e cartas digitais em diversos campos como: projetos de rodovias, ferrovias, irrigação; operações de redes de utilidade (água, esgoto, telefonia, gás); em análises espaciais ambientais que compreendem as atividades de produção, aquisição e armazenagem, análise, disseminação e gerenciamento de informações espaciais relacionadas com o ambiente e com recursos terrestres.

As atividades do curso incluem levantamento e mapeamento, integrando elementos como topografia, cartografia, geodésia, fotogrametria, agrimensura com as novas tecnologias e os novos campos da aplicação, como sensoriamento remoto, mapeamento digital, os sistemas de informações geográficas e os sistemas de posicionamento por satélite - GPS.

Momento da Solenidade de abertura da I Semana Acadêmica de Agrimensura

Alunos do Curso Apresentando  Trabalho na I Semana Acadêmica de Agrimensura