Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 I Semana Acadêmica de Agrimensura

I Semana Acadêmica de Agrimensura

Palestras e apresentações de trabalhos marcam o evento

A Coordenação do Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agrimensura da UTFPR - Campus Pato Branco realizou nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a I Semana Acadêmica de Agrimensura, com o tema “Aplicações e Demanda da Agrimensura na Sociedade”.

De natureza técnico-científica, a Semana Acadêmica abrangeu as regiões de procedência dos alunos - Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina - nas quais desenvolveram as atividades que geraram os trabalhos apresentados.

O evento discutiu as aplicações e a demanda por Agrimensura na sociedade, bem como oportunizou o encontro dos alunos do curso com profissionais e demais interessados na área, facilitando a troca de informações.

A abertura oficial do evento foi realizada logo pela manhã, do dia 17, às 7h45min, no Anfiteatro, e contou com as palestras: Atribuições Profissionais do Técnico em Agrimensura, com o Engenheiro Civil Marcio Gamba; Levantamentos Geodésicos para Regularização Fundiária, com o Engenheiro Civil Carlos Roberto Fernandes Pinto.

Além disso, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Curso: Criação de Parques Ambientais no Sudoeste do Paraná; Programas Públicos de Habitação no Paraná; Potencialidades Turísticas do Sudoeste do Paraná e Desmatamento na Área do Assentamento do Município de Honório Serpa.

As atividades do segundo dia da semana acadêmica, 18 de novembro, movimentaram o Anfiteatro, com a palestra Automação Topográfica e Novas Tecnologias e Automação para Georreferenciamentos, ministrada pelo Engenheiro Cartográfico Guilherme Scheffer de Oliveira e com o minicurso “Scilab - Aplicações Matemáticas”, ministrado pelo Prof. Áureo Quintas Garcia.

As apresentações dos trabalhos elaborados pelos alunos, também continuaram: Nível Digital - Nivelamento Geométrico entre RRNN; Função do Técnico em Agrimensura em Loteamentos; Impacto do SIRGAS nos Levantamentos e Integração de GPS e Topografia. Os dois últimos são Trabalhos de Conclusão de Curso.

O último dia do evento, 19, contou com as palestras: Georreferenciamento de Imóveis Rurais, com o Engenheiro Cartográfico Fabio Pagliosa Ulkowski; Procedimentos Topográficos no Georreferenciamento, com o Engenheiro Cartográfico José Antonio Teixeira de Oliveira Filho e o minicurso “Identificação e delimitação de APP”, com a Engenheira Cartográfica Benice Folador.

Os alunos apresentaram os seguintes trabalhos: Aplicação de GPS na Geofísica Espacial; Imagens Orbitais de Média Resolução Aplicadas ao Estudo da Vegetação na Região Urbana de Pato Branco no período de 2005 a 2008; Análise do Padrão de Exatidão Cartográfica do Google Earth na região de Pato Branco, e Imagens CBERS Aplicadas à Analise da Mata Ciliar. Este último corresponde ao TCC.

Para a Professora Joanita Hagedorn Vieira, integrante da comissão organizadora, o evento superou as expectativas, “as apresentações dos alunos foram realmente muito boas. Os alunos participaram em bom número e gostaram das palestras”.

I Semana Acadêmica de Agrimensura - apresentação de trabalhos 19-11-2010