Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 II Encontro da Revolta dos Posseiros de 1957

II Encontro da Revolta dos Posseiros de 1957

“A luta que traçou a história do Sudoeste do Paraná”, dia 08/10, no anfiteatro da UTFPR

O Programa de Educação Tutorial - PET, do Curso de Agronomia, juntamente com o Grupo Gestor do Território Sudoeste do Paraná, está promovendo para o dia 08 de outubro, a partir das 08 horas, o II Encontro da Revolta dos Posseiros de 1957 - “A luta que traçou a história do Sudoeste do Paraná”, no Anfiteatro do Campus.

O evento aproveita a oportunidade da data comemorativa dos 53 anos da Revolta dos Posseiros no Sudoeste do Paraná, para propiciar à comunidade conhecimento e compreensão sobre o movimento, que é a história de luta do povo sudoestino, a qual demarcou referências para o desenvolvimento regional. Além disso, pretende-se abordar a história da formação agrária da região.

Na parte da manhã, haverá apresentações artísticas num workshop protagonizado por jovens acadêmicos de escolas públicas e da própria universidade que apresentam suas contribuições de resgate histórico da Revolta de 1957.

A tarde inicia com uma homenagem ao primeiro documentário sobre a Revolta de 1957, feito pela EMATER em 1987, com o depoimento do jornalista Ivo Pegaroro. A seguir, haverá uma palestra sobre o contexto histórico do Paraná na época com o Professor do Departamento de Sociologia da UFPR, Dr. Osvaldo Heller da Silva. E, a seguir, uma palestra final sobre o passado, presente e futuro do Sudoeste do Paraná no contexto agrário nacional com o pesquisador do IPEA, Dr. Guilherme Costa Delgado.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada no local do evento, e os participantes receberão certificado. Confira o cartaz de divulgação.