Aviso: Você está visitando a nossa página antiga, por isso algumas informações podem estar desatualizadas.

Para saber mais sobre a Instituição, acesse o novo Portal da UTFPR

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 II Semana Acadêmica de Letras

II Semana Acadêmica de Letras

Tema - “O Formal e o Discursivo: implicações para a prática pedagógica”

A linguagem utilizada na prática pedagógica e outras questões relacionadas à linguística serão debatidas durante a II Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês, evento promovido pela UTFPR - Campus Pato Branco, juntamente com a Fundação Araucária, a realizar-se de 15 a 18 de junho. Durante três dias, docentes e alunos do Campus Pato Branco, além de profissionais de demais universidades do Paraná e de estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, participarão da programação do evento, composta por: oficinas, palestras, mostra de pôsters, mesa redonda e apresentações de artigos científicos.

Temática

A Semana Acadêmica abordará temas que englobam as duas licenciaturas oferecidas pelo curso. Durante a programação do evento, cujo tema é “O Formal e o Discursivo: implicações para a prática pedagógica”, serão discutidas as relações existentes entre as abordagens formal e discursiva, no ensino da língua materna e línguas estrangeiras, bem como suas implicações para a prática pedagógica. A professora do Campus Pato Branco, Didiê Ana Ceni Denardi, explica que a temática “refere-se a necessidade de uma mudança na forma de ensinar línguas da educação básica e superior. Em outras palavras, podemos dizer que se trata da necessidade de  migrar de um ensino de línguas centrado tão e somente no ensino de elementos linguísticos dentro do sistema de uma determinada língua, ou seja em sua gramática,  para um ensino de línguas cujo objetivo maior é ensinar o  uso adequado de determinada língua em contextos sociais de práticas de linguagem”. Para isso, o evento contará com a presença de professores de Instituições de ensino superior como Universidade Católica de Pelotas (UCPEL/RS), Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM/PR), entre outras.

Abertura

Alunos do quarto período do curso de Letras encenarão contos de Machado de Assis, na abertura da Semana Acadêmica, que iniciará às 19 horas, no Anfiteatro. Além disso, o hino nacional brasileiro ganhará uma versão dos alunos do segundo e terceiro períodos do curso, que cantarão e tocarão violino.

Em seguida, a palestra “O formal e o discursivo em Bakhtin e seu Círculo” será ministrada pelo professor da UCPEL - Pelotas-RS, Adail Sobral, às 20 horas. A palestra, que será o primeiro momento de discussão do evento, debaterá aspectos pertencentes à teoria de Mikhail Bakhtin, estudioso russo muito conhecido no meio acadêmico, principalmente no campo da linguística e comunicação, por ser um dos precursores da “teoria da análise do discurso”. Para essa teoria, a produção textual possui caráter social e ideológico, onde os elementos existentes na estrutura de uma mensagem recebem profunda análise.

Programação

No segundo dia da Semana Acadêmica, 16, o professor do Campus Pato Branco Anselmo Pereira de Lima, integrará a mesa redonda “O formal e o discursivo”, que será conduzida, também, pelos docentes Adail Sobral (UCPEL/RS), Anderson Salvaterra Magalhães (UNESA/ RJ) e Maria Izabel Rodrigues Tognato (FECILCAM / PR).

No decorrer do dia 17, serão realizadas sete oficinas, ministradas por professores de língua portuguesa da UCPEL(RS) e da UNESA(RJ) e, ainda, por professores das línguas portuguesa e inglesa do Campus de Pato Branco. Os oficineiros abordarão, dentro da perspectiva de ensino das línguas português e inglês, questões relacionadas à linguagem, no que se refere a pesquisa, fonética, fonologia, libras,  entre outras. A poesia será o tema da última oficina, onde o poeta paranaense Solivan Brugnara, autor dos livros “Incoerências” e “Encantador, explanará sobre a produção poética na atualidade.

Estudos científicos produzidos por alunos e docentes do Campus Pato Branco, e por membros da comunidade externa, serão apresentados nas noites dos dias 16 e 17. No total, serão 36 trabalhos, com temáticas pertencentes a três eixos temáticos: liguistica e interfaces; literatura e interface; e linguagem e trabalhos. Na modalidade de pôsters, seis trabalhos serão expostos na noite do dia 17.

A programação completa e outras informações sobre a II Semana Acadêmica de Letras constam no link: http://www.pb.utfpr.edu.br/sacolet