Neste momento de transição, algumas atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 IX Semana Acadêmica de Química

IX Semana Acadêmica de Química

Palestras, minicursos, debates, oficinas e mesa redonda enfocaram a “Química em Transformação...”

Com a premissa básica de propiciar atividades de extensão a fim de contribuir com a formação do acadêmico, através do intercâmbio de informações entre universidades, escolas técnicas, centros de pesquisa e indústrias, a Coordenação do Curso de Bacharelado em Química Industrial e Licenciatura em Química, realizou no período de 31 de agosto a 03 de setembro, a IX Semana Acadêmica de Química - “Química em Transformação...”.

Além disso, o evento objetivou atualizar e desenvolver o interesse pelas diferentes áreas da química, contribuir para o aperfeiçoamento curricular, bem como buscar a integração entre os alunos, professores e convidados.

As atividades contemplaram debates no âmbito da pesquisa, mostrando a Química em transformação e discutiu, também, temas abordados nos cursos, buscando mesclar palestras de cunho específico do curso com o dia-dia dos futuros profissionais da Química.

A semana acadêmica apresentou, ainda, novas propostas para o ensino de Química, tanto na graduação como no ensino médio - campo de atuação dos cursos de Licenciatura -, bem como discussões das inovações, mudanças e transformações que ocorrem no ambiente industrial - o foco do Bacharelado.

A Professora do Curso de Química, Sirlei Dias Teixeira, comenta que “a participação do público foi expressiva, tanto da comunidade interna, como da comunidade externa à UTFPR”.

Desenvolvimento da Programação

O evento foi organizado pelas Professoras Cristiane Regina Budziak Fukamachi, Raquel Dalla Costa da Rocha, Simone Beux e Sirlei Dias Teixeira, e contou com o apoio e participação da Coordenação do Curso, do Centro Acadêmico e dos professores e alunos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, além da colaboração do Prodocência da UTFPR - Pato Branco e da Fundação Araucária.

O primeiro momento de discussão do evento foi a palestra “Compostos Bioativos em Alimentos”, ministrada pela Professora Lys Mary Bileski Cândido, da UTFPR, Campus Francisco Beltrão.

No segundo dia, houve apresentação dos minicursos: “Fundamentos da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência”, ministrado pelo Professor Márcio Barreto Rodrigues e “Alimentos Drageados” com o Professor Edimir Andrade Pereira.

As palestras apresentadas foram: “Utilização de Técnicas Espectroscópicas na Identificação de Poluentes Ambientais”, com o Professor da UFPR, Antônio Salvio Mangrich; “Estudos Visando o Controle Biorracional de Pragas Florestais e Agrícolas” e “A Ciência como Instrumento de Leitura para Explicar as Transformações da Natureza”, ministrada pelo Professor Attico Inacio Chassot, do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre - RS.

Palestra Professor Attico Inacio Chassot

No decorrer do terceiro dia do evento, houve a continuidade dos minicursos. A oficina “Lendo com os Olhos da Química”, foi ministrada pela Professora Sueli Sanches e a palestra “Produtos Naturais”, apresentada pela Professora Beatriz Helena Lameiro Noronha Sales Maia, da UFPR. A mesa redonda com a temática “Educação em Química”, foi discutida pelos professores: Mauro Vestena (mediador), Cleonis Viater Figueira, Henrique Emilio Zorel Junior, Janecler Aparecida Amorin Colombo, todos da UTFPR - Campus Pato Branco e pela Professora Orliney Maciel Guimarães da UFPR. Nesse dia houve também mostra de trabalhos acadêmicos.

O último dia do evento contou com a apresentação de mais quatro minicursos: “Domissanitários”, ministrado pelos professores: Cristiane Regina Budziak Fukamachi, Patrícia Teixeira Marques e pela servidora Técnica Administrativa, Edenes Maria Schroll Loss; “Cosméticos”, com o Professor Marcos Joaquim Vieira; “Tratamento de Efluentes e Resíduos Sólidos da Indústria de Alimentos”, com a Professora Ivane Benedetti Tonial e “Desenvolvimento de Produtos Alimentícios com Ingredientes Funcionais”, ministrado pelo Professor Mário Antônio Alves da Cunha e Professora Simone Beux.

Solenidade de abertura da IX Semana Acadêmica de Química

Hall do Anfiteatro dia 1º