As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2010 UTFPR promove capacitação para professores de Matemática do Ensino Médio

UTFPR promove capacitação para professores de Matemática do Ensino Médio

Recentemente, o Ministério da Educação (Mec) publicou, através de dados gerados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do País, que a qualidade da educação oferecida pelo Ensino Fundamental cresceu mais que a do Ensino Médio.

Diante dessa realidade, preocupado com o aperfeiçoamento dos professores e com a educação ofertada pelo Ensino Médio público, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA está oferecendo o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio, entre os dias 19 e 23 de julho, que será realizado simultaneamente no IMPA, e em 27 instituições federais conveniadas, espalhadas por todo o território brasileiro. A UTFPR - Campus Pato Branco, pela primeira vez, ainda em fase de testes, entra no sistema de transmissão via Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Segundo o professor Santos Richard Wieller Sanguino Bejarano, da Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática – COMAT, responsável pelo programa no Campus, é de grande importância oferecer meios para a formação continuada dos professores responsáveis pela educação básica e também contribuir na formação inicial dos futuros professores, acadêmicos e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, na área de Matemática. Assim, o Campus busca tornar permanente a parceria com o IMPA, colaborando com o aperfeiçoamento do professor e a melhoria no ensino básico.

O Programa

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio é uma realização do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira - IM-AGIMB, juntamente com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática – ICMat, levada a efeito com a participação do IMPA, da RNP, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

A equipe de professores que ministrará o curso é formada por: Elon Lages Lima, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto César Morgado autores do livro A Matemática do Ensino Médio, Volume 2, o qual será a base para os estudos.

A divisão dos temas ministrados será da seguinte forma: na segunda-feira, Prof. Elon - Retas e Planos; Prof. Luciano - Progressões; na terça-feira,  Prof. Paulo Cezar - Distâncias e Ângulos; Prof. Wagner - Poliedros; na quarta-feira, Prof. Paulo Cezar - Combinatória; Prof. Luciano - Probabilidade; e, na quinta-feira, Prof. Wagner - Volumes; Prof. Morgado - Matemática Financeira.

Durante os cinco dias do programa, na parte da manhã, esses professores se revezarão, em 20 horas de aula, originadas no IMPA e transmitidas via Internet para os pontos de presença da RNP localizados nos vários estados. Os grupos locais assistem às aulas, tendo oportunidade de via chat e e-mail, formular questões, contando ainda com a presença da equipe local, formada por professores universitários, previamente selecionados pela UTFPR - Campus Pato Branco.

No período da tarde os participantes trabalham na resolução de problemas que lhes são propostos logo após as aulas da manhã. Na segunda metade, todos se reúnem para a apresentação das soluções, que são acompanhadas de discussões, sob a supervisão dos professores locais.

IMPA e INCTMat

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática - INCTMat, Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira, busca dar uma relevante contribuição à matemática em termos nacionais, fazendo avançar significativamente as fronteiras do conhecimento e a formação de novos pesquisadores / doutores em nosso país.

O INCTMat agrega em um projeto coerente muitos dos mais ativos grupos de pesquisa de boa parte das principais instituições brasileiras, incluindo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

O IMPA foi a primeira unidade de pesquisa criada pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Teve sempre caráter nacional e foi sempre voltado para o estímulo à pesquisa científica em matemática e à formação de novos pesquisadores, bem como para a difusão e o aprimoramento da cultura matemática no país. Essas atividades, estreitamente relacionadas entre si, visam promover o conhecimento matemático, fundamental para o desenvolvimento das ciências e da tecnologia em geral, o que por sua vez é essencial para o progresso econômico e social da Nação.