Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2011 agosto Exame de Suficiência de 2011

Exame de Suficiência de 2011

Mais de 70% dos egressos do Curso de Ciências Contábeis obtiveram aprovação
Exame de Suficiência de 2011

Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Antônio Cecílio Silvério

A primeira Edição do Exame de Suficiência de 2011, realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no dia 27 de março, em todo o território nacional, contou com a participação de 27 egressos do curso de Ciências Contábeis da UTFPR - Campus Pato Branco, dos quais 19 foram aprovados, o que representa mais de 70% de aprovações, frente à média nacional que ficou em torno de 30% de aprovações.

O retorno da realização do Exame de Suficiência foi promulgado com a edição da Lei n° 12.249, em 10/06/2010, e representa um instrumento fundamental para estimular a modernização das instituições de ensino e dos currículos dos cursos de Ciências Contábeis e de Técnico em Contabilidade. Além disso, o exame passou a ser um pré-requisito para a obtenção do Registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade - CRC. A consequência imediata dessas mudanças será a formação de profissionais com uma base mais sólida.

A Diretora-Geral do Campus Pato Branco, Tangriani Simioni Assmann expõe que lamenta os resultados referentes à média nacional de aprovação do Exame de Suficiência 2011 da Área de Contabilidade divulgados, mas, afirma orgulhar-se dos resultados obtidos pelos egressos do Campus Pato Branco da UTFPR, atribuindo o êxito à dedicação dos alunos e às boas condições de ensino ofertadas.

O Coordenador do Curso, professor Antonio Cecilio Silverio, comenta que “a participação e os resultados obtidos por nossos egressos mostram a boa aceitação que o Exame de Suficiência conseguiu dos recém-formados. Esses jovens profissionais entenderam a dimensão da proposta. Não se trata apenas de uma prova para medir conhecimentos técnicos e legitimar um registro profissional”. Para ele, “os resultados também demonstram que os conteúdos abordados em sala de aula, estão de acordo com que o CFC está cobrando nas provas do Exame de Suficiência, e vieram confirmar a evolução e o bom momento que o curso está vivendo, pois nas últimas edições do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - ENADE, 2006 e 2009, obteve conceito 5, que é a nota máxima. Outra conquista importante foi a obtenção de 4 estrelas no Prêmio Melhores Universidades, na última edição do Guia do Estudante da Revista Abril, que visa identificar, valorizar, disseminar e recompensar as melhores instituições de ensino superior brasileiras”.

O professor, juntamente com a Coordenação do Curso de Ciências Contábeis parabeniza a todos os envolvidos nas conquistas: direção, servidores, aos alunos e egressos que demonstraram comprometimento e consciência da importância que a profissão contábil tem para as organizações e da necessidade de manter-se atualizados, sendo este um desafio que se renova a todo o momento.