As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2011 dezembro Assinado acordo entre UNAM e UTFPR

Assinado acordo entre UNAM e UTFPR

Instituições selam Acordo de Cooperação Científica e Cultural
Assinado acordo entre UNAM e UTFPR

Reitor da UNAM, Javier Gortari e o Vice-Reitor da UTFPR Paulo Osmar Dias Barbosa, no ato de assinatura do Acordo de Cooperação Científica e Cultural.

Na manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, foi assinado o Acordo de Cooperação Científica e Cultural entre a Universidad Nacional de Missiones – UNAM, de Missiones – Argentina, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Este acordo visa fortalecer as relações entre as instituições e elaborar ações que venham contribuir para o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico dos dois países.

Estiveram presentes no evento o Vice-Reitor da UTFPR, Professor Paulo Osmar Dias Barbosa, representando o Reitor dessa instituição, Professor Carlos Eduardo Cantarelli; o Reitor da Universidade Nacional de Missiones, Professor Javier Gortari; a Diretora-Geral do Câmpus Pato Branco, Professora Tangriani Simioni Assman; o Diretor-Geral do Câmpus Francisco Beltrão, Professor Paulo Apelles Camboim de Oliveira; o Vice-Prefeito do município de Pato Branco, Sr. Daniel Cattani; o Decano da Faculdade de Exatas, Engenheiro Fernando Kramer e o Decano da Faculdade de Engenharia, Engenheiro Sérgio Garassino.

O Acordo de Cooperação Científica e Cultural assinado nesta manhã entre a UNAM e a UTFPR, objetiva realizar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação nos dois países.

O Sr. Daniel Cattani, vice-prefeito de Pato Branco, contente com o primeiro passo firmado a partir dos diálogos entre as entidades parceiras do Parque Tecnologico Bi-Nacional, comentou que “esse é o objetivo do trabalho. Nós temos a função de fazer a interligação de pessoas dentro dos setores com atividades equivalentes, compatíveis. Os papéis e a questão institucional do parque não teriam nenhuma finalidade ou sentido sem o ambiente adequado para a transferência de ideias, experiências e conhecimentos na área de tecnologia para ambas as partes envolvidas.  O relacionamento entre os dois países têm muitos frutos a gerar”.

O Magnífico Reitor da UNAM, Javier Gortari, enfatiza que “para a UNAM esse convênio é muito importante porque vem a concretizar o projeto de cooperação entre as universidades e os dois países. As ideias e intenções de cooperação agora estão seladas através deste convênio”.

Para o Vice-Reitor da UTFPR, com a concretização desse convênio, fica claro o desenvolvimento não só tecnológico, mas também de pessoal, já que a partir de agora, alunos, professores e servidores terão o apoio para os intercâmbios entre as instituições. Em sua fala, Barbosa comentou o desejo de ampliar o projeto dentro da UTFPR: “Desejamos que este projeto estenda-se por todos os câmpus da instituição. Acredito que podemos fazer um grande trabalho de cooperação, em prol do desenvolvimento não só das instituições, mas sim da América do Sul, temos uma parceria muito forte e agradecemos a todos os envolvidos por fazerem acontecer esse convênio”.

Ainda em julho deste ano, a Diretora de Relações Interinstitucionais da UTFPR, Maria Cristina de Souza, apresentou as formas de como poderá ser realizado o intercâmbio de alunos e o que pode ser oferecido. “Inicialmente, poderemos ofertar, por acordo acadêmico, quatro vagas semestrais. Este acordo retira do aluno todas as taxas e mensalidades que são, às vezes, muito caras. As despesas pessoais, como moradia, alimentação, passagem e vistos, são por conta do aluno. No entanto, no caso brasileiro, os diretores do câmpus propõem uma ajuda de custo, na qual liberam as refeições no Restaurante Universitário do câmpus para os intercambiários”, explica Maria Cristina. O regime, de acordo com ela, é semestral ou anual, ficando a cargo do aluno decidir se realiza o intercâmbio através de curso ou de estágio.

Assinatura Convênio UNAM UTFPR

Decano da Faculdade de Engenharia, Sérgio Grassiano; Vice-Prefeito, Daniel Cattani;Vice-Reitor, Paulo Osmar Dias Barbosa; Reitor da UNAM, Javier Gortari; Diretora-Geral do Câmpus Pato Branco, Tangriani Simioni Assmann; Decano da Faculdade de Exatas, Fernando Kramer; Diretor-Geral do Câmpus Francisco Beltrão, Paulo Apelles Camboim de Oliveira; Diretor Executivo do Parque Tecnológico de Missiones e Subsecretário de Ciências e Tec. do Governo da Provincia de Missiones, Carlos Galian; e o Gerente Regional do SEBRAE , Joailson Agostinho.

Fala Vice-Reitor

Momento do pronunciamento do Vice-Reitor durante a reunião.

Atualizado em 19/12/2011.