As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Resultado do Enem

MEC antecipa o resultado do ENEM e as inscrições no Sisu para a UTFPR começam em 07 de janeiro

O Ministério da Educação (MEC) antecipou, nesta quarta-feira (21), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. As notas já podem ser consultadas no site do Enem. A previsão inicial era de que o resultado sairia apenas na primeira semana de janeiro. Porém, o MEC decidiu antecipar a divulgação das notas para esta semana.

Os candidatos poderão usar o resultado do Enem 2011 para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições para o Sisu poderão ser feitas de 7 a 12 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Sisu.

Para o primeiro semestre de 2012, a UTFPR ofertará 3.530 vagas em 89 cursos de graduação em seus 12 câmpus. A informação foi publicada nesta terça-feira (20), através do edital que regulamenta o processo de seleção aos cursos superiores da instituição pelo Sisu.

Entre as novidades da Universidade Tecnológica está a oferta de dois novos cursos: Ciência da Computação, no Câmpus Campo Mourão, e Engenharia de Controle e Automação, no Câmpus Cornélio Procópio.

Além disso, 50% das vagas serão destinadas a candidatos que tenham cursado e concluído todas as séries do Ensino Médio regular ou equivalente em escola pública. A medida vale para todas as chamadas que venham a ser feitas durante o processo de seleção. Anteriormente, apenas nas primeiras chamadas do Sistema, o critério de cotas era adotado.

Sisu

Através do Sisu, o estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições de ensino superior participantes do processo terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrar as matrículas no sistema.

A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Elas serão registradas pelas instituições de 30 de janeiro a 1º de fevereiro.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas poderão ainda pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.

Outras informações serão divulgadas no portal da UTFPR, no link Futuros Alunos.