As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Inclusão Digital

Lançado Projeto do Câmpus Pato Branco que beneficia Juventude Rural no Paraná

No dia 13 de dezembro, foi realizado na UTFPR - Câmpus Medianeira, o lançamento do Projeto de Inclusão Digital para a Juventude Rural no Paraná, no qual o Câmpus Pato Branco teve um projeto aprovado.

O projeto faz parte da Chamada Pública nº 01/2011, de Apoio à Capacitação no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Juventude Rural, realizada em todo o Brasil, no mês de outubro.

Na ocasião, estiveram presentes o Ministro de Estado das Comunicações, Paulo Bernardo, a Secretária de Inclusão Digital do Ministério, Lygia Lumina Pupatto, o Reitor da UTFPR, Prof. Carlos Eduardo Cantarelli, o Reitor do Instituto Federal do Paraná - IFPR, Prof. Irineu Mário Colombo, o Diretor da UFPR - Câmpus Palotina, Prof. Vinícius Cunha Barcellos, representando o Reitor da UFPR, Prof. Zaki Akel Sobrinho, e demais autoridades e representantes das comunidades beneficiadas.

Representando o Câmpus Pato Branco, estiveram presentes o Prof. Fábio Favarim, vice-coordenador do projeto aprovado, e Fábio Marcelo Walter, Assessor de Relações Empresariais e Comunitárias.

O Ministro comentou que o projeto é de fundamental importância, tendo em vista o seu grande alcance social. O Reitor da UTFPR, por sua vez, destacou a importância de projetos dessa natureza em que as universidades podem contribuir de forma significativa.

O Projeto no Câmpus Pato Branco

O projeto desenvolvido por professores da Área de Informática e do Curso de Agronomia da UTFPR - Câmpus Pato Branco, Beatriz Borsoi, Edson Silveira, Fábio Favarim, Jorge Jamhour e Robison Cris Brito, intitula-se “Inclusão digital como meio para a cidadania e a capacitação de jovens para o mercado de trabalho”.

O projeto, aprovado no valor de R$ 135.764,00, será realizado nos Assentamentos Nova Aurora, localizados no município de Abelardo Luz, no Oeste de Santa Catarina e Projeto Butiá, no município de Clevelândia, na região Sudoeste do Paraná, e será apoiado por nove bolsistas dos cursos de Engenharia de Computação, de Tecnologia em Análise e Projeto de Sistemas e de Agronomia e contará, também, com a participação de alunos voluntários.

De acordo com a Coordenadora do Projeto, Profª. Beatriz Borsoi, “é a cidadania sendo exercida e promovida pela UTFPR, seus professores e discentes”.

A Coordenadora explica que a iniciativa prevê a realização de cursos para preparar jovens para atuação no mercado de trabalho pela qualificação no uso de tecnologias de informação e comunicação. Além disso, o projeto é uma possibilidade de disseminação de conhecimento por meio dos jovens que serão capacitados para repasse dos cursos às demais pessoas da sua comunidade e de Assentamentos próximos. “Com a capacitação desses jovens a comunidade do Assentamento pode tornar-se corresponsável pela sua própria alfabetização digital. Os jovens repassam o conhecimento adquirido nos cursos tornando-se multiplicadores do conhecimento e, em espirais crescentes, a comunidade é inserida no contexto do projeto que se centra no acesso à informação e capacitação de uso dos recursos computacionais”, afirma a coordenadora.