As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Retrospectiva 2011

Reitor apresenta Perspectivas Internas e Externas da Instituição e resultados da gestão

Cumprindo o roteiro de visita aos Câmpus, o Magnífico Reitor Carlos Eduardo Cantarelli, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 15 de dezembro, na Sala de Reuniões, com os servidores do Câmpus Pato Branco para apresentar a Retrospectiva 2011 – Perspectivas Internas e Externas da Instituição, bem como os resultados da gestão até o momento.

No início da apresentação Cantarelli focou a Avaliação Institucional Externa do MEC ocorrida neste ano e que concedeu à Universidade o Conceito “4”. Segundo ele, “esta pode ser considerada uma avaliação histórica em relação aos resultados obtidos, levando em consideração, por exemplo, o tempo de transformação da instituição em Universidade e os indicadores de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu que se encontram em evolução”.

Comentando que este era o décimo câmpus a apreciar a retrospectiva, o Reitor apresentou as ações concretizadas na Instituição, como a implantação do Câmpus de Guarapuava; as construções e inaugurações dos Restaurantes Universitários (RU); a implantação da assistência estudantil no valor montante de 7 milhões e 833 mil reais, divididos em Bolsas Auxílio Básico e Bolsa Auxílio Alimentação; a instalação da Wireless Institucional; a posse dos 4 Conselhos Deliberativos Especializados (Conselhos de Graduação e Educação Profissional, de Pesquisa e Pós-Graduação, de Relações Empresariais e Comunitárias e de Planejamento e Administração), além de explanar sobre os eventos realizados integrando os 12 câmpus: ExpoUT/SICITE/SEI.

Com relação às avaliações de cursos, a UTFPR passou por 27 processos, no período de setembro de 2010  a dezembro de 2011, obtendo: 8 conceitos grau 5; 16 conceitos grau 4 e  3 conceitos grau 3. Estes indicadores foram fatores primordiais para a implantação de 8 novos programas de mestrado e um doutorado na Instituição.

O Reitor exibiu através de imagens aéreas recentes um comparativo (2008/2011) das obras REUNI e o considerável crescimento de infraestrutura e espaços físicos dos câmpus. Com relação à aquisição de novas áreas físicas para a consolidação da expansão, o Reitor enfatizou a importância das articulações políticas, parcerias com o Governo Federal, Estadual e Municipal, dos respectivos municípios em que os câmpus estão inseridos.

Com demonstrações da evolução orçamentária, do quadro de servidores e de vagas no ensino, Cantarelli comentou que “pode-se afirmar que a partir do REUNI foi possível triplicar a Universidade num período de 4 anos e dobrar alguns indicadores”. Declarou ainda que “isso é fundamental para que possamos ter tranquilidade no futuro, para passarmos em avaliações e para realizarmos os ajustes necessários que as expansões provocam”.

Apresentação Retrospectiva 2011