Aviso: O site da UTFPR está sendo reestruturado. Você está visitando a nossa página antiga.

As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2011 fevereiro Apresentação Cultural

Apresentação Cultural

Servidores prestigiam o Grupo Teatral Abaecatu (UEM), durante o Mês de Planejamento

Dizem por aí que a arte em seu contexto musical, teatral e poético é um entretenimento que nos faz esquecer os problemas, mas, é bem aí que todos se enganam, pois, através da arte podemos chegar a profundas reflexões.

Na noite do dia 15 de fevereiro, os servidores da UTFPR puderam prestigiar o espetáculo Cidadania, apresentado pelo Grupo Abaecatu, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com música, poesia e encenação, o grupo fez jus à identidade do Grupo, incitando reflexões acerca do cotidiano do homem.

Segundo Márcia Facci Capelette, integrante do grupo, o nome Abaecatu  é proveniente da língua Tupi-Guarani e significa "homem de bem", resultado de uma pesquisa na qual se buscou resumir o objetivo do grupo e do projeto, que é a conscientização sobre o pleno exercício dos direitos e deveres do cidadão visando à construção de um país mais justo, ético e solidário”.

O grupo formado em 2005 dentro do Projeto de Extensão "Música, Poesia e Cidadania" da UEM, é composto por 4 servidores: Enéas Ramos de Oliveira, da Diretoria de Cultura; José Ribeiro da Costa, o Tijolo, do Museu Dinâmico Interdisciplinar; a poetisa Márcia Facci Capelette, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Marilaine Corrêa Tenório Calvi (Mari Tenório), que trabalha atualmente na secretaria da Creche Pertinho da Mamãe/UEM.

Darlan Roberto Busato, Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, explica que “dentro da programação do Mês de Planejamento, sempre se busca uma atividade cultural, para que haja momentos de descontração e interação dos servidores”. O convite ao Grupo foi formalizado após recomendações de servidores do Campus Dois Vizinhos, que no ano passado recebeu o grupo durante o mês de planejamento.

O Prof. Dr. Anselmo Pereira de Lima comentou que “por meio da música, do teatro e da poesia, dentre outros recursos, o Grupo Abaecatu conseguiu trabalhar de forma bem sucedida aspectos fundamentais da cidadania” e ressaltou, também, que “quem não viu, perdeu!”