As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2011 fevereiro Aula de Abertura do PPGDR

Aula de Abertura do PPGDR

Inicia nesta quarta-feira as aulas da 2ª turma do Mestrado em Desenvolvimento Regional

No dia 02 de março, às 19 horas, no Anfiteatro do Campus Pato Branco, iniciarão as atividades letivas da segunda turma do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR.

A Aula de Abertura do Ano Letivo de 2011, com o tema: “Tecnologia, Sociedade e Desenvolvimento na América Latina”, será proferida pelos professores doutores Gilson Leandro Queluz e Luiz Ernesto Merkle, ambos do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE), da  UTFPR Campus Curitiba.

Na palestra os professores discutirão as relações entre tecnologia, desenvolvimento e sociedade, tendo como foco trabalhos desenvolvidos nas décadas de 50 e 60, por Álvaro Vieira Pinto e Darcy Ribeiro.  A abordagem dessa temática é relevante para o PPGDR, uma vez que estes dois autores “...indicam  caminhos férteis para  novas abordagens sobre as relações entre tecnologia, sociedade e desenvolvimento nacional e regional,  no processo de elaboração ou reelaboração de conceitos como “formação sócio cultural” e “experiência vivida”, conforme asseguram os professores Queluz e Merkle.

O perfil desta segunda turma do PPGDR, a exemplo da primeira, é bem diversificado. Os novos alunos são graduados nas mais diversas áreas, como odontologia, agronomia, direito, biologia, pedagogia, filosofia, geografia, serviço social, química, letras, educação física, gestão ambiental, administração, enfermagem e engenharia de alimentos. Esse conjunto de formações representa um desafio ao corpo docente, mas, ao mesmo tempo, possibilita riquíssimas interações interdisciplinares como convém a um programa de mestrado em desenvolvimento regional.

O processo de inscrição e seleção ocorreu entre os meses de setembro e dezembro de 2010. O quadro de docentes do programa é composto por 16 professores da UTFPR, além de 3 professores colaboradores de outras universidades. O quadro de docentes pode ser conferido acessando a Home Page do Programa: http//www.pb.utfpr.edu.br/ppgdr

Para o Coordenador, Professor Doutor Edival Sebastião Teixeira, “o PPGDR é uma importante conquista para a região de abrangência do Campus Pato Branco tendo em vista sua potencialidade para a pesquisa sobre o desenvolvimento regional e para a formação de agentes de desenvolvimento, planejadores e executores de projetos e programas socioambientais, bem como com a formação de educadores numa perspectiva interdisciplinar”.

O PPGDR:

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UTFPR, que na escala da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, recebeu conceito 3, compreende o desenvolvimento regional para além de uma perspectiva meramente pragmática, focada exclusivamente no desenvolvimento econômico e determinada por limites administrativos e legais. O desenvolvimento de uma determinada região resulta de um processo de construção social, marcado por limites e potencialidades próprios. Isso significa considerar que a constituição de uma região leva em conta a história que identifica um determinado agrupamento humano, bem como características geoambientais, econômicas e sociais comuns.