As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2012 agosto 20 e 21/09 - XI SAQ

20 e 21/09 - XI SAQ

Estará em debate “a investigação científica (toxicologia, química forense e fármacos)”, na área de ciências químicas

A UTFPR – Câmpus Pato Branco estará realizando, nos dias 20 e 21 de setembro, a XI Semana Acadêmica de Química – XI SAQ, que tem como objetivo trazer pesquisadores das áreas de materiais, química forense e síntese orgânica. Este ano terá como principal tema a investigação científica (toxicologia, química forense e fármacos), principalmente na área de ciências químicas.

A semana acadêmica oferecerá minicursos práticos, que podem ser considerados pré-capacitantes. Nestes minicursos serão apresentadas e realizadas, detalhadamente, as técnicas de produção empregadas na fabricação de domissanitários, sabonetes hospitalares, cremes e análises de vinhos.

O evento, contará também com palestras de cunho científico, direcionadas a interessados em pesquisa e desenvolvimento, tanto em instituições públicas como privadas. Serão abordados temas atuais, como Síntese Orgânica, Ressonância Magnética Nuclear e Estruturas Lamelares. Como a Instituição também conta com histórico de cursos, inclusive de química em licenciatura, o evento contará com uma peça teatral específica em ensino, direcionada à didática com o título “Show da Química”, apresentada pelos alunos do curso de Química, do Câmpus Pato Branco.

A abertura será realizada no dia 20 de setembro, quinta-feira, às 07h30min, seguida das palestras Materiais multifuncionais baseados em compostos com estruturas lamelares, ministrada pelo Dr. Fernando Wypych (UFPR) e Legislação do Químico e Atividades, ministrada pelo Dr. Dilermando Brito Filho (CRQ). No período da tarde, acontecerão dois minicursos, Fabricação de cremes bases (hidratantes, condicionadores, anti-dores, antimicóticos), ministrado pelo Dr. Davi Costa Silva (UTFPR) e Análise de Vinhos, ministrado pela Dra. Tatiane Luiza Oldoni Cadorin (UTFPR), ambos no Laboratório de Química.

Na sexta-feira, 21, a partir das 8h30min serão realizadas as palestras Uma Visão Geral de Análise por Ressonância Magnética Nuclear – RMN ministrada pelo Dr. Fabio Simonelli (UFPR) e Perícia Criminal e Química Forense – Polícia Científica, ministrada pelo Perito Criminal, Fabiano Frehse (Polícia Federal). Na parte da tarde, terão início às13h30min, os minicursos Fabricação de Domissanitários (detergentes, água sanitária,...) ministrado pela Dra. Raquel Dalla Costa e Msc. Edenes Loss; e Fabricação de Base para Sabonetes Sólidos Glicerinados com Atividades Hospitalares, ministrado pela Dra. Elídia Aparecida Vetter Ferri (UTFPR) e alunas da graduação de química (UTFPR), no laboratório de química. A partir das 18 horas, no anfiteatro, será realizado o teatro Show da Química com os alunos da graduação de química (UTFPR).

O custo para participar das palestras da XI Semana Acadêmica de Química será gratuito para estudantes, R$ 10,00 para o público externo; e R$ 10,00 os minicursos, efetuando a inscrição de 30 de julho a 31 de agosto. Inscrições para as palestras após 31/08 terão o custo de R$ 10,00 para estudantes, R$ 20,00 para o público externo e R$ 20,00 para os minicursos.

Maiores informações no site do evento: www.utfpr.edu.br/patobranco/eventos/xi-semana-academica-de-quimica.