As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2012 agosto Ex-Acadêmico e Mestrando da UTFPR assume a chefia regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento – SEAB, em Dois Vizinhos

No início de agosto (03), o Engenheiro Agrônomo Vinícius Deotan Coletti foi empossado no cargo de Chefe do Núcleo Regional da SEAB Dois Vizinhos. Vinícius é egresso do Curso de Agronomia da UTFPR - Câmpus Pato Branco e, atualmente, é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR, aprovado na seleção de 2011, sendo bolsista DS Capes, até assumir a nova função como chefe da SEAB.

Em sua carreira acadêmica no Câmpus, iniciou como bolsista voluntário do Grupo de Pesquisa de Interação-Solo-Planta-Animal – GISPA, em seguida como bolsista do Programa de Educação Tutorial – PETagronomia, durante dois anos, também desenvolveu um projeto de Extensão como bolsista da Universidade Sem Fronteiras, trabalhando com a avaliação do projeto de proteção de fontes e nascentes, e como bolsista de Iniciação Científica PIBICC do CNPq desenvolveu um projeto relacionado à Reconversão Produtiva do Tabaco, sob orientação do Prof. Dr. Miguel Angelo Perondi, onde o trabalho apresentado no SICITE 2010, em Cornélio Procópio, foi premiado como o melhor da sessão de Agronomia.

Agora, assumindo este novo desafio, Vinícius declara “acredito que a minha formação acadêmica contribuiu muito para poder tomar posse da função que exerço hoje, ainda estou começando, mas devo adiantar que sem a formação acadêmica e técnica na área das ciências agrárias não poderia estar assumindo essa função”.

Ele atribui que o fato de ser agricultor e crescer nesse meio facilitou a sua formação acadêmica, justificando haver “interrelação diária entre a teoria e a prática, que vai muito além das disciplinas e grades curriculares”.

Além disso, Vinícius considera que “a formação em engenharia agronômica é excelente, pois é um curso que envolve diversas áreas do conhecimento (fitotecnia, ecologia, economia, as ciências sociais) essenciais para o desenvolvimento da profissão”.

Para ele, o envolvimento e a participação nas atividades que o curso lhes proporcionou, contribuiu na sua formação, ao que declara: “ter participado do PETagronomia contribuiu enormemente, através das atividades, reuniões, eventos, palestras e pesquisas que participei e auxiliei me proporcionaram experiências, preocupações e responsabilidades que provavelmente teria somente anos mais tarde”.

Para a Professora e Coordenadora do Curso de Agronomia, Marlene de Lurdes Ferronato “vejo estas novas situações de nossos ex-alunos, com muito orgulho, principalmente quando o acadêmico se destaca no período que permanece aqui na universidade durante o curso, participando das atividades acadêmicas e sociais, assim que inicia o curso de Agronomia nos projetos de ensino, pesquisa e extensão da universidade. O aluno de graduação em Agronomia que procura conhecimento técnico e participa da vida acadêmica, sempre terá boas oportunidades no mercado de trabalho na sociedade”.

A Coordenadora ainda ressalta “o Vinícius é uma pessoa responsável, conhece a realidade da região Sudoeste do Paraná, tem um conhecimento na área de forrageiras e sócio-economica. Como ele mesmo diz foi bolsista e participou como bolsista de iniciação cientifica e do Programa de Educação Tutorial- PET-Agronomia. Com estas participações e muitos outras, sem dúvida capacita o aluno em ter uma interpretação mais apurada e uma visão maior sobre as situações agrícolas da região, proporcionando ao acadêmico visualizar o todo, significa ter condições de resolver problemas regionais com garantia de sucesso. Tenho certeza de que ele ocupará este cargo com segurança e está bem preparado para esta função, pois suas características como agrônomo e  como pessoa são assertivas.”

DSC02914.JPG

Da esquerda para a direita: Rubens Niederheitmann (Presidente do Instituto EMATER), Norberto Ortigara (Secretário da Agricultura) e Vinícius Deotan Coletti.