As atualizações estão sendo realizadas na nova versão, disponível aqui

Você está aqui: Página Inicial patobranco Estrutura do Câmpus Assessorias Assessoria de Comunicação Comunicação e Imprensa Notícias 2012 agosto Premiação no MOMAG 2012

Premiação no MOMAG 2012

Trabalho de Professores do Câmpus foi 1º colocado no Prêmio SBMag para os Melhores Artigos do MOMAG 2012
Premiação no MOMAG 2012

Membros da comunidade de Eletromagnetismo

Entre os dias 05 e 08 de agosto aconteceu em João Pessoa - Paraíba o MOMAG 2012 (15º Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica - SBMO e 10º Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo – CBMag), que foi organizado pelo Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado - GTEMA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB e pelo Departamento de Engenharia de Comunicações – DCO da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, sendo uma promoção conjunta da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica – SBMO e da Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo – SBMag.

O objetivo do evento foi congregar pessoas interessadas nas áreas de micro-ondas, antenas, propagação, optoeletrônica, eletromagnetismo e suas mais diversas aplicações na Engenharia Elétrica, contando com Minicursos, Sessões Plenárias e Palestras Convidadas com pesquisadores de renome nacional e internacional, além de Workshops, Sessões Técnicas e Mesas Redondas sobre temas atuais.

A Professora de Engenharia Elétrica, Filomena Barbosa Rodrigues Mendes, da UTFPR – Câmpus Pato Branco, apresentou o trabalho “Estratégia de Separação de Perdas Magnéticas em Aços para Fins Elétricos” e, também, o trabalho “Uma Nova Metodologia para Obtenção de Parâmetros do Modelo de Histerese de Jiles-Atherton”, que tem como co-autores: Fredy Sobrado Suárez (UTFPR-PB);  Jean Vianei Leite, Nelson Jhoe Batistela e Nelson Sadowski, todos da UFSC. Este trabalho na área de Eletromagnetismo, foi reconhecido e indicado como 1º colocado no Prêmio SBMag para os Melhores Artigos do MOMAG 2012.

A Professora Filomena relata que “pessoalmente, interpretei o prêmio da SBMag como um incentivo à continuidade da pesquisa em Eletromagnetismo. Minha expectativa por ter sido premiada é poder sempre contribuir para a formação, difusão e inovação tecnológica na área de Eletromagnetismo. Agradeço à Comissão Organizadora do MOMAG 2012 por conceder a oportunidade de participar do evento, agradeço à UTFPR-PB e à Fundação Araucária pelo apoio financeiro concedido, agradeço ainda aos co-autores do artigo, tanto do GRUCAD da UFSC quanto da UTFPR-PB, pelo esforço e dedicação feitos durante o desenvolvimento da pesquisa”.

06-08-12_0802.jpg

Professora Filomena no MOMAG 2012